Os brasilienses devem enfrentar mais um dia de calor e baixa umidade neste sábado (10/9). A capital federal, que registrou a temperatura mínima de 14°C nesta manhã, pode chegar aos 31°C ao longo da tarde. No período mais quente do dia, a taxa de umidade alcançará a casa dos 15%. Durante o fim de semana, a tendência é que não haja mudanças bruscas no tempo.
Completando 126 dias na seca, Brasília continua sem previsão de chuva para os próximos dias. Em agosto, pontos isolados do Distrito Federal chegaram a registrar algumas precipitações. Porém, por terem acumulado menos de 1 mm de água, o fenômeno não foi considerado chuva pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Um dos principais problemas durante o extenso período de seca vivido atualmente pelos moradores do Distrito Federal têm sido as queimadas e incêndios ao redor da região. “Nesta época do ano, as temperaturas ficam mais altas, a umidade mais baixa e os ventos mais intensos. Isso aumenta o risco de queimadas”, explica Heraclito Alves, meteorologista do Inmet.
Na última semana, o Parque Nacional de Brasília (PNB) sofreu as consequências das queimadas. Um incêndio de grandes proporções no local atingiu cerca de 2,8 mil hectares de vegetação, com prejuízos à fauna e à fauna ainda não calculados, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Após cinco dias, o fogo no local foi controlado pelos militares nesta quinta-feira (9/9).
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.