O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) flagrou, durante o combate às chamas no Parque Nacional de Brasília, um lobo-guará caçando na área queimada. Anteriormente, a informações divulgada era que o animal estava desorientado, mas especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) explicam que o "comportamento é comum da espécie". "Após a passagem do fogo, animais rapineiros, como o lobo-guará, voltem ao local de incêndio para procurar animais que possam ter ficado para trás. Geralmente cobras e pequenos insetos - vivos ou mortos", destaca o ICMBio.
A análise dos especialistas é "corroborada ainda pelo fato de ele (o lobo-guará) estar fazendo isso à noite, principalmente porque é a hora que a temperatura está amena", diz o Instituto. O vídeo foi feito por bombeiros militares, no começo da noite desta quarta-feira (7/9). Veja gravação:
O incêndio, que começou na manhã desta segunda-feira (5/9), continua sendo combatido pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo CBMDF. Durante a quarta-feira (7/9), o Corpo de Bombeiros mobilizou 30 militares no começo da manhã e cinco viaturas. O quantitativo da corporação foi aumentando ao longo do dia e chegou a 50 durante a tarde, com 11 viaturas e o helicóptero do CBMDF, além de 40 brigadistas florestais.
Como ajudar
Devido ao período de baixa umidade, a recomendação é que a população não ateie fogo em lixo e tome cuidado no descarte de bitucas de cigarro, por exemplo. Em casos de incêndio, é necessário comunicar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer tipo de telefone.
Saiba Mais
- Cidades DF Viúvas contam história dos irmãos brasilienses que morreram afogados em PE
- Cidades DF Bombeiros resgatam corpo de homem afogado em barragem no Gama
- Cidades DF Pediatra que matou filho de 3 anos é condenada por Júri do DF
- Cidades DF Quinta-feira (8/9) é de temperatura amena e poucas nuvens na capital
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.