O desfile militar em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e as manifestações populares na Esplanada ocorreram de forma pacífica nesta quarta-feira (7/9), de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). O movimento na Esplanada dos Ministérios foi maior durante a manhã. A partir das 15h o público presente no local dispersou-se.
Ações preventivas
A SSP também informou que, com o objetivo de prevenir possíveis situações de violência, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçou as ações na região e atuou com apoio de tropas especializadas, como Cavalaria, Batalhão de Choque (BPChoque) e de policiais do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães).
Para confiscar objetos que pudessem oferecer perigo à multidão, os cidadãos foram revistados ao longo de diferentes pontos da Esplanada. Como saldo desta ação, os militares recolheram hastes de bandeiras feitas com madeira e cano de PVC, pedaços de madeira utilizados como suporte de banner, materiais perfurocortantes, aerossóis e cadeiras portáteis com materiais frágeis.
Segundo a Polícia Militar, nenhuma briga ou rompimento de barreiras de segurança foram identificadas pela corporação.
Saiba Mais
- Política Bolsocover sobre semelhança com o presidente: "Muito orgulho"
- Revista do Correio Algumas habilidades mentais ficam mais eficientes com o envelhecimento
- Política Chefes de Estado de diversos países parabenizam Brasil pelo Bicentenário
- Diversão e Arte Netflix fecha acordo com enxadrista que inspirou 'O Gambito da Rainha'
- Mundo 'Expurgo' no comando e limite a bombardeios: como medidas de Gustavo Petro abalam militares na Colômbia
- Brasil STJ reduz penas de três condenados por chacina de Unaí
Furtos
Um dos participantes dos atos em celebração ao 7 de Setembro acionou policiais que atuavam na área após rastrear um celular que havia sido furtado e se certificar que estava dentro de um ônibus. Durante a abordagem, os militares encontraram, além do celular da vítima, outros 11 celulares. Outro participante, ao avistar a movimentação, foi até o local e constatou que um dos celulares encontrados era seu.
Os militares encaminharam, ainda, dez crianças que haviam se perdido dos responsáveis nos pontos da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que funcionaram na região: um na Cidade da Segurança e outro no ônibus da instituição, estacionado nas imediações.
Todas foram entregues às famílias, mediante termo de entrega e responsabilidade, após contato via telefone.
Na 5ª Delegacia de Polícia, responsável pela área, foram registradas três ocorrências: furto de carteira com documentos pessoais e dois furtos de celulares.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF registrou 35 atendimentos, entre mal súbito e quedas. Nenhuma das vítimas precisou ser encaminhada ao hospital.
Estratégia de segurança
Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), órgãos locais e federais atuaram de forma integrada em apoio ao Desfile Cívico Militar e atos populares ocorridos nesta quarta. O protocolo de ações integradas, elaborado e pactuado em reuniões prévias, foi colocado em prática durante o desfile cívico-militar e atos populares.
As rodovias distritais e federais foram monitoradas pelos órgãos de trânsito locais — departamentos de Trânsito (Detran- DF) e Estradas de Rodagem (DER/DF) e batalhões da PMDF — e, ainda, pelas polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF).
O Detran-DF atuou em oito pontos de controle de trânsito na região da Esplanada dos Ministérios para garantir a segurança viária da população que foi participar e prestigiar o desfile cívico de Sete de Setembro. Os agentes de trânsito atuaram na travessia de pedestres e na promoção da fluidez do trânsito durante a dispersão de público pós-desfile.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.