O combate ao incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília continua nesta terça-feira (6/9). Segundo imagem de satélite feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas atingiram cerca de 2.052 hectares do Parque. Em nota, o ICMBio informou que o incêndio está controlado.
“As equipes de brigadistas estão distribuídas em campo para monitoramento, vigilância e a correta extinção do fogo. Quarenta brigadistas do ICMBio e militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal atuaram no combate que começou nesta segunda-feira (5/9) na região da Barragem de Santa Maria e do Córrego da Barriguda”, acrescentou o texto.
O Instituto pontua, contudo, que ainda não há “confirmação da área total atingida pelo incêndio”. O CBMDF também atua com a aeronave, sobrevoando a região afetada pelo incêndio. Por volta das 14h, o avião da corporação deixou o hangar para sobrevoar o Parque Nacional. Veja vídeo:
Nos últimos três anos, o parque já enfrentou 21 incêndios que, juntos, destruíram o equivalente a 8.400 campos de futebol. Em 2020, foram seis incêndios, o primeiro em 22 de junho e o último em 15 de outubro. No ano seguinte, foram 10 ocorrências entre agosto e final de setembro. Neste ano, a primeira queimada foi registrada em sete de julho.
Como ajudar
A Secretaria do Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal recomenda que, em caso de incêndio, é preciso primeiramente comunicar ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer tipo de telefone.
Saiba Mais
- Cidades DF Veja o que abre e o que fecha no feriado de 7 de setembro
- Cidades DF Pombo-correio: cinco advogados do DF envolvidos com facções são presos
- Cidades DF Apoiador político que atirou em churrasqueiro se entrega à polícia
- Cidades DF Ao menos 10 grupos se manifestam a favor do governo neste 7 de setembro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.