Previsão do tempo

Baixa umidade e calor exigem cuidados no desfile do 7 de setembro

Na parte da manhã, quando ocorre o desfile, a previsão é de que a temperatura na capital esteja entre 23° a 25°C. A umidade relativa do ar para o período fica em torno de 40%

Correio Braziliense
postado em 07/09/2022 06:00 / atualizado em 07/09/2022 08:03
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Para quem foi aproveitar o desfile cívico-militar do 7 de setembro, data em comemoração à Independência do Brasil, é preciso ficar atento às condições climáticas na capital federal. Apesar do tempo frio e com rajadas de vento nas primeiras horas da manhã, o dia promete ser quente e seco na região central da cidade. Devido ao grande volume de pessoas que vão ao evento, alguns cuidados são necessários, como o uso de protetor solar e chapéu, além de se manter bastante hidratado.

O desfile está previsto para começar às 9h e deverá se estender até as 11h30. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o horário do evento, os termômetros devem marcar em torno de 23°C a 25°C. Ao se aproximar do meio-dia, a temperatura deve subir para 28°C. Já a umidade relativa do ar, deve ficar entre 30% a 40% durante a cerimônia de comemoração.

Que acordou cedo, pegou uma manhã fria na capital. Nas primeiras horas, a temperatura mínima foi de 17°C no Plano Piloto e 13° nas demais regiões. "O vento agora de manhã está com rajadas que vão diminuindo ao passar do dia. Em termos de previsão, estamos com muitas nuvens, mas no decorrer do período elas vão se dissipando também", destaca o meteorologista do Inmet, Mamedes Melo.

O meteorologista do Inmet Olívio Bahia destaca a importância do uso de protetor solar e boné no desfile devido ao céu aberto e à névoa seca. “É sempre bom para se proteger principalmente da radiação, já que, além da baixa umidade do ar, em função de ter muitas pessoas, a chance de desidratação é maior, então beber bastante líquido também é sempre recomendado mesmo sendo pela manhã”, comenta o especialista.

Outras recomendações dadas pela Defesa Civil é para dar especial atenção às crianças e idosos, além de usar roupas leves. O órgão também alerta para o uso de hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento. (Confira abaixo mais cuidados)

Com a presença das forças militares, o desfile também contará com as escolas de Brasília, das escolas militares, além da Esquadrilha da Fumaça. Os participantes passarão por revista para entrar no local do evento. Não é permitida a entrada com itens como armas, mastros de bandeira, vidros, sprays e apontadores de laser.

Atendimento reforçado

O Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu-DF) vai montar dois pontos para receber quem precisar de qualquer tipo de ajuda médica. De acordo com o Samu, um dos postos ficará no estacionamento da Cúria Metropolitana (ao lado da Catedral) e o outro entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que funcionarão durante 24 horas — da noite de 6 de setembro até a noite de 7 de setembro — com atendimentos que vão de pequenas ocorrências até situações mais complexas.

Ainda segundo o serviço, os pontos contarão com equipes médicas e ambulâncias prontas para os casos de necessidade de remoção para o Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte ou Hospital Materno-Infantil de Brasília. Ao todo, o Samu terá 84 servidores trabalhando na área da Esplanada do Ministérios, durante as 24 horas.

Cuidados

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação