Serviço Público

Ibaneis sanciona lei que limita descontos dos servidores em até 40%

Os valores se referem aos consignados da categoria. A norma estabelece que o percentual também terá 5% reservado para saque com cartão de crédito ou amortização de despesas realizadas pelo cartão

Correio Braziliense
postado em 06/09/2022 09:57 / atualizado em 06/09/2022 10:06
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a Lei Complementar nº 1.015, de 5 de setembro de 2022, que estabelece o limite de cobrança mensal das consignações dos servidores públicos em 40%.

A medida foi publicada nesta terça-feira (6/9) no Diário Oficial do DF (DODF) e prevê, também, a reserva de 5% do percentual para saque com cartão de crédito ou amortização de despesas contraídas no cartão.

“As consignações de que trata este artigo devem resguardar, em todos os casos, a garantia ao mínimo existencial para a dignidade do servidor público do Distrito Federal”, complementa o texto.

Na prática, a lei serve para impedir que os servidores públicos tenham valores acima do percentual estabelecido descontados da folha de pagamento ao adquirirem empréstimos ou outras modalidades consignadas. A reivindicação era antiga na categoria, que sofria com o desconto de grande parte do salário ao adquirir os consignados e ficava sem renda durante o mês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação