O CAIC Santa Paulina, do Paranoá suspendeu as aulas nesta sexta-feira (2/9) após suspeita de caso de rubéola em um dos alunos. O comunicado foi encaminhado para os pais, assim como o pedido de autorização para imunização dos alunos. Apesar de não ser obrigatória, a vacina é recomendada diante desse caso.
O último caso de rubéola no DF havia sido registrado em 2009. Mesmo com indícios apontando que a doença não está em circulação, ela ainda segue em vigilância constante por órgãos de saúde estaduais e federais.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), que investiga o ocorrido, informou que a direção da Escola foi comunicada pela UBS 03 da região, juntamente com a Vigilância Sanitária, sobre o possível caso da doença. Para a segurança de todos os estudantes, a equipe gestora “suspendeu as aulas para realizar uma campanha de vacinação na escola, que encerra nesta sexta-feira (2/9) às 12h.”
Saiba Mais
Fique atento
A transmissão de rubéola pode se dar por meio do contato com pessoas doentes através de secreções ao tossir, falar ou espirrar. Outros meios de transmissão menos frequentes são por sangue e urina de infectados.
O período de incubação da doença varia de 14 a 21 dias. Já a transmissão acontece entre cinco a sete dias antes do aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo e até setes dias após o surgimento das manchas. Adolescentes e adultos também podem apresentar cefaléia, dores generalizadas (artralgia e mialgia), conjuntivite, tosse e coriza.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.