7 de setembro

7 de setembro: Governo suspende expediente na Esplanada na terça (6/9)

Decisão é motivada devido a comemoração do 7 de setembro. Segundo portaria, a medida é necessária para garantir a segurança da área

Correio Braziliense
postado em 01/09/2022 09:58 / atualizado em 01/09/2022 10:08
 (crédito: Geraldo Magela/ Agência Senado)
(crédito: Geraldo Magela/ Agência Senado)

Servidores que trabalham na Esplanada dos Ministérios terão um feriado prolongado neste 7 de Setembro. Em portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (1º/9) o Governo Federal suspendeu o expediente das unidades administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal localizadas na Esplanada dos Ministérios na terça-feira (6/7).

A decisão, assinada pelo Ministro da Economia Paulo Guedes, aponta que a medida é necessária para garantir a segurança na área em função do desfile de 7 de Setembro. A portaria nº 7.870, de 31 de agosto, também destaca que as atividades essenciais devem ter o funcionamento garantido.

“Cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, assegurar a integral preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos, inclusive os relacionados à realização do evento ‘Desfile Cívico-Militar por ocasião das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil’”, acrescenta.

Mobilidade

O desfile de 7 de Setembro também causará algumas mudanças no trânsito e nos locais de estacionamento para quem for acompanhar a festividade. A Esplanada será fechada a partir da alça do Plano Piloto até a via L4. A mudança no trânsito local terá início a partir das 17h de terça-feira (6/9).

As vias serão liberadas para o trânsito de veículos após finalização do desfile, atos previstos e, principalmente, após avaliação técnica dos órgãos de segurança. Além disso, neste sábado (3/9), haverá uma intervenção pontual na via N1 que será parcialmente fechada para o treinamento do desfile a partir das 7h até o término do ensaio.

Para estacionar, os locais indicados são o Setor Hoteleiro Norte, Palácio do Buriti e Tribunal de Contas do Distrito Federal e Territórios (TCDF). Para os participantes que optarem por ir à Esplanada de ônibus, o desembarque ocorrerá exclusivamente na alça leste da Rodoviária do Plano Piloto.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) fará fiscalizações rotineiras em apoio operacional à Polícia Militar do DF. Uma aeronave da instituição será empregada para contribuir com a fluidez de trânsito, que poderá ser alterado de ultima hora, caso haja necessidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação