Os candidatos Ibaneis Rocha (MDB), Keka Bagno (Psol) e Leandro Grass (PV), participaram, nesta terça-feira (30/8), de sabatina organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). Na quarta-feira (31/8), serão sabatinados Leila Barros (PDT), Paulo Octávio (PSD), Renan Arruda (PCO), Izalci Lucas (PSDB) e Lucas Salles (DC).
A sabatina tem como objetivo discutir, de forma detalhada, ações e metas propostas pela sociedade civil organizada apresentadas no documento “O DF Que A Gente Quer - Visão 2022-2040”. Este documento é um plano estratégico de desenvolvimento que carrega planos estruturantes de desenvolvimento socioeconômico, de curto, médio e longo prazo, para o Distrito Federal e região, com foco na melhoria da qualidade de vida da população do DF.
Durante as sabatinas, cada candidato foi e será questionado individualmente, sobre os seis grandes eixos de desenvolvimento abordados no documento, sendo eles o desenvolvimento urbano; o desenvolvimento econômico; a cidadania e desenvolvimento social; a sustentabilidade, tecnologia e inovação; o eixo Brasília-Goiânia e ride; e a economia criativa, esporte, turismo e cultura.
Os candidatos estão sendo sabatinados pelos líderes desses seis eixos, com mediações dos jornalistas Roberto Fonseca, do Correio Braziliense; Patrício Macedo, da TV Brasília; Henrique Chaves e Guilherme Portanova, ambos da TV Record. No decorrer dos debates, os postulantes também estão sendo indagados sobre a disposição em aderir às propostas do documento elaborado pela Codese/DF, assumindo o compromisso de executá-las, caso sejam eleitos. Eles também devem se comprometer a incorporar as metas e ações em seus programas de governo, com o objetivo de implementar políticas públicas que gerem os resultados pretendidos pela população no futuro.
A população pode assistir à sabatina por meio do YouTube e Facebook da Codese/DF; clique aqui para ver no YouTube.
Saiba Mais
O que é o Codese/DF
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF) é uma iniciativa da sociedade civil organizada, formada por membros voluntários, entre eles gestores públicos e privados, representantes de entidades, associações, sindicatos, acadêmicos, técnicos, movimentos sociais, empresários, servidores públicos, além de profissionais das mais diversas áreas de atuação.
A instituição tem como objetivo central participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazo e, por isso, cuidou de elaborar o documento “O DF Que A Gente Quer - Visão 2022-2040”. Desde dezembro de 2021 o Codese/DF se dedicou, com participação da população do DF, à elaboração das metas e ações.
Elaborado pelas 17 câmaras técnicas do Codese/DF, em contribuição com moradores de todas as regiões administrativas dos Distrito Federal, com o apoio do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e do meio acadêmico para a formatação e análise dos dados, o documento resultou em um Plano de Estado, proposto pela sociedade civil organizada, com as principais demandas, ações e metas de desenvolvimento pretendidas pela população até o ano de 2040, tudo isso em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Confira a programação
30 de agosto
- Ibaneis Rocha, das 10h15 às 11h45, com mediação do jornalista Guilherme Portanova
- Keka Bagno, das 15h15 às 16h45, com mediação do jornalista Patrício Macedo
- Leandro Grass, das 17h00 às 18h30, com mediação do jornalista Patrício Macedo
31 de agosto
- Leila Barros, das 08h30 às 10h00, com mediação do jornalista Henrique Chaves
- Paulo Octávio, das 10h15 às 11h45, com mediação do jornalista Henrique Chaves
- Renan Arruda, das 13h30 às 15h00, com mediação do jornalista Roberto Fonseca
- Izalci Lucas, das 15h15 às 16h45, com mediação do jornalista Roberto Fonseca
- Lucas Salles, das 17h00 às 18h30, com mediação do jornalista Roberto Fonseca