Mais de 440 mil cidadãos emitiram o e-Título no Distrito Federal. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número corresponde a 20,31% da parcela eleitoral, levando em conta que a quantidade de eleitores na capital do país ultrapassa os 2,2 milhões.
O aplicativo, criado em 2018, é uma versão digital do título eleitoral que permite que o cidadão tenha acesso aos seguintes dados: informações pessoais, número do título, número da zona eleitoral e seção.
Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do CPF ou do título de eleitor, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. A última versão do aplicativo inclui uma central de notificações, a foto da usuária ou usuário e a possibilidade de justificar a ausência do cidadão no mesmo dia da votação.
Mesários
Com a proximidade das eleições, um papel importante para a realização do processo eleitoral é anunciado à população com as convocações eletrônicas para servir como mesário. Este ano, o número total de pessoas para exercerem esse papel no DF é de 56.764. São 31.012 convocados. Outros 25.752 se candidataram por meio do programa Mesário Voluntário, no site Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).
Os mesários precisam atuar no dia das eleições, participar do treinamento no dia anterior e estarem presentes em quaisquer convocações da Justiça Eleitoral referente ao pleito. Como compensação, eles têm direito a dois dias de folga em seus empregos para cada dia trabalhado.
Há, também, uma vantagem para aqueles que são servidores públicos: no caso de promoção, ter comprovadamente prestado o serviço é critério de desempate. Caso o empate persista, tem preferência quem foi mesário o maior número de vezes.
Saiba Mais