Pandemia

DF não registra mortes em decorrência do novo coronavírus há 19 dias

Secretaria de Saúde não registra óbitos em decorrência da covid-19 desde o dia 10 de agosto. Pandemia segue controlada no Distrito Federal

O Distrito Federal não tem registro de mortes por complicações da covid-19 desde 10 de agosto. De acordo com o monitoramento da Secretaria de Saúde, iniciado em março de 2020, mais de 11 mil cidadãos não resistiram e perderam a batalha para o novo coronavírus. Destes, 881 residiam no estado de Goiás e o local de domicílio de outros 11 está sob investigação.

O último monitoramento, divulgado nesta segunda-feira (29/8),  revelou que 172 moradores da capital federal foram acometidos com o vírus nas últimas 72 horas. Desta forma, a população infectada ultrapassou os 837 mil, sendo que 744 mil pessoas residem no DF e 44 mil são do estado de Goiás.

A média móvel de casos — feita semanalmente a partir da média dos resultados dos últimos sete dias — está em 119 nesta segunda-feira (29/8). Na comparação com a média de 14 dias atrás, houve queda de 60%. A média de mortes, por sua vez, está zerada, porque o DF não registra óbitos há 19 dias.

Transmissibilidade

O índice de transmissão do novo coronavírus, que representa o contágio entre os brasilienses, está em 0,76 nesta segunda-feira (29/8). Após sucessivos aumentos, o número diminuiu pelo quarto dia seguido, indicando controle da pandemia na capital federal.

No momento, a taxa demonstra que um grupo de 100 pessoas com a enfermidade infecta, em média, outras 76 saudáveis. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a taxa permaneça abaixo de 1.

Saiba Mais