A partir desta segunda (29/8), a primeira dose, a segunda e as de reforço contra a covid-19 poderão ser aplicadas em crianças e adolescentes. Pessoas com mais de 35 poderão tomar a quarta dose. Os postos funcionam em dias úteis e os horários variam, conforme a unidade de saúde: das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 19h às 22h.
Menores de 18 anos que vão tomar a vacina devem estar acompanhados dos pais e responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação tanto dos pais ou responsáveis quanto da criança, além do cartão de vacinação.
Saiba Mais
Crianças de 5 a 11 anos serão vacinadas com o imunizante pediátrico da Pfizer-BioNTech. Adolescentes de 12 a 17, grávidas e puérperas devem receber a Pfizer. Mulheres que tomaram a primeira dose da AstraZeneca ou CoronaVac e que tenham engravidado recebem a segunda dose de Pfizer-BioNTech.
Todas as pessoas acima de 12 anos que completaram o ciclo vacinal com AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer-BioNTech devem ter o reforço após quatro meses da segunda aplicação.
A segunda dose de reforço, ou quarta dose, aplicada em pessoas a partir dos 35 anos ou profissionais da saúde também precisa de um intervalo de pelo menos quatro meses.
O atendimento por drive-thru é feito na UBS 1 da Asa Sul e é exclusivo para adultos a partir dos 18 anos de idade que queiram tomar a primeira dose, segunda, reforço ou a quarta dose (segunda de reforço).
Os 11 postos noturnos oferecem a vacinação a todas as pessoas com mais de 12 anos das 19h às 22h.
Os usuários devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina onde conste o registro das aplicações anteriores. Caso não tenha cartão de vacina, será produzido um novo na hora da imunização. Em caso de dúvida, o adulto deve solicitar esclarecimento à equipe de atendimento do posto. É obrigatório o uso de máscaras para a vacinação.
As listas dos locais de vacinação estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde:
Primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais
Segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais
Quarta dose ou segunda dose de reforço