O tempo seco segue como destaque das preocupações dos meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado (27/8) no Distrito Federal. Ao completar 112 dias sem chuvas, a previsão do tempo mantém o alerta de baixa umidade relativa do ar na capital.
Ao longo do dia, as temperaturas máximas devem ficar em torno de 30°C. Na parte da manhã, o DF registrou a temperatura mínima de 14°C. As previsões apontam que a capital deve alcançar a mínima de 20% de umidade no período mais quente da tarde e a máxima registrada no período da manhã foi de 70%. O céu deve permanecer com poucas nuvens.
“O destaque para hoje é que o tempo continua seco. Estamos caminhando para quatro meses sem chuva e é essa continuidade que vai agravando tudo. A atmosfera fica poluída, você vê aquele cinza no final do dia e por enquanto ainda não há previsão de chuva”, afirma o meteorologista Olívio Bahia.
Nas previsões, a temperatura em Brasília deve cair ainda mais a partir da próxima terça-feira (30/8) devido a uma frente fria que se aproxima do centro-oeste. “Pode ser que tenha uma queda nas temperaturas por um ar frio que deve chegar a partir de terça mas o destaque continua sendo o tempo seco e a preocupação não só com a saúde mas também com as queimadas que continuam a ocorrer e se espalhar com a grande quantidade de mato seco no cerrado”, conclui Olívio.