Parte da exposição Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I, o coração do primeiro Imperador do Brasil começará a ser exibido ao público neste sábado (27/8), no Palácio do Itamaraty. A mostra ficará aberta à visitação das 8h às 13h e das 14h às 18h, neste sábado (27/8), no domingo (28/8) e nos dias 3 e 4 de setembro. A entrada é gratuita e por ordem de chegada, mediante apresentação de documento com foto.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirma que não será permitida a entrada de visitantes portando bebidas e alimentos, além de bolsas, sacolas, mochilas, bastões de selfie, tripés e equipamentos similares. Também é vedado o porte de armas e de outros utensílios. Os visitantes não poderão realizar registros fotográficos ou audiovisuais da exposição.
O coração, conservado em formol há 187 anos, chegou a Brasília na manhã de segunda-feira (22/8) como parte das comemorações de 200 anos d independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. O órgão do Imperador já foi visitado por estudantes de escolas públicas na quinta-feira (25/8) e nesta sexta (26/8).
Recepção
Em solenidade no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi responsável por receber, nesta terça-feira (23/8), o coração de Dom Pedro I. A recepção contou com subida na rampa em meio a honrarias militares, com participação dos Dragões da Independência, salvas de canhão, apresentação da esquadrilha da fumaça e apresentação de hinos, como o Hino da Independência, composto pelo próprio Imperador.