A partir desta sexta-feira (26/8), começa a campanha eleitoral gratuita nas emissoras de rádio, televisão e canais por assinatura. Elas serão exibidas até 29 de setembro. No primeiro dia de veiculação da propaganda obrigatória, dos oito candidatos ao Palácio do Buriti que têm direito à exibição, quatro não enviaram material, entre eles está Rafael Parente, que desistiu nesta quinta (26/8)
Para os candidatos ao GDF, as propagandas foram usadas com o objetivo de expor propostas de governo, em alguns casos salientar para qual candidato à Presidência os concorrentes ao Palácio do Buriti estão apoiando e criticar a atual gestão do DF.
A programação obrigatória é dividida por dias e horários dependendo do cargo. As propagandas de candidatos a senador, deputado estadual, distrital e governador serão veiculadas às segundas, quartas e sextas. Já para candidatos à Presidência e deputados federais terão veiculações nas terças, quintas e sábados. (Confira os horários específicos de cada cargo ao fim da matéria).
Veja como foram as propagandas de cada candidato, na ordem de exibição:
Leandro Grass (PV)
O candidato da coligação dos partidos PT, PV e PCdoB teve 1 minuto e 44 segundos de propaganda. O vídeo de Grass, começou com a frase "O candidato de Lula ao Governo".
No tempo, Leandro passou por vários pontos do Distrito Federal, apresentou propostas do seu plano de governo e ressaltou o apoio para o ex-presidente Lula (PT), que concorre para presidente.
Keka Bagno (PSol)
A assistente social e candidata pela coligação dos partidos PSol e Rede tinha 22 segundos de propaganda, no entanto, a propaganda não foi ao ar.
No fundo azul, os dizeres "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita- Lei n° 9.504/1997", apareceram durante o tempo determinado para a candidata.
Leila Barros (PDT)
"Você me conhece como a Leila do Vôlei", afirmou a candidata do PDT ao GDF. Ela também falou sobre seu histórico com o DF, a criação em Taguatinga e a importância do esporte em sua vida.
Usando seu tempo de 46 segundos, Leila apresentou ainda propostas de governo e falou da importância de ser uma candidata mulher ao Governo do Distrito Federal.
Ibaneis Rocha (MDB)
O atual governador e candidato a reeleição, Ibaneis Rocha do MDB teve 3 minutos e 12 segundos de propaganda.
Durante o tempo, Ibaneis mostrou seu trabalho à frente do GDF: "Quem anda pelas ruas vê a quantidade de obras acontecendo", ressaltou. O candidato falou também sobre as propostas que terá em um eventual segundo mandato.
Izalci Lucas (PSDB)
Em 58 segundos, o candidato do PSDB falou sobre seu histórico em Brasília, onde foi criado, o trabalho como professor e a carreira pública.
Izalci também usou seu tempo para falar sobre a atual gestão do GDF e afirma que está preparado para assumir o cargo. "Vou começar pela saúde (...) não existe nada mais importante que a saúde", completou.
Rafael Parente (PSB)
O ex-secretário de Educação teria direito a 51 segundos de propaganda eleitoral, no entanto, na quinta-feira (25) Rafael Parente anunciou a desistência da corrida ao GDF em prol do candidato Leandro Grass (PV).
No tempo disponível, a tela ficou com o fundo azul com a frase "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita- Lei n° 9.504/1997", cumprindo o que estava estabelecido para o candidato.
Coronel Moreno (PTB)
O ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope-PMDF) tinha 21 segundos disponíveis para propaganda eleitoral, mas a propaganda não foi ao ar.
No fundo azul, os dizeres "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita- Lei n° 9.504/1997", apareceram durante o tempo determinado para o candidato.
Paulo Octávio (PSD)
O ex-senador Paulo Octávio, candidato pelo PSD, tinha 1 minuto e 41 segundos disponíveis para a propaganda eleitoral, mas não também foi ao ar.
No tempo disponível, a tela ficou com o fundo azul com a frase "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita- Lei n° 9.504/1997", cumprindo o que estava estabelecido para o candidato.
Outros candidatos
Os candidatos Lucas Salles (DC), Renan Arruda (PCO), Robson (PSTU) e Teodoro da Cruz (PCB) não terão direito ao horário eleitoral gratuito devido à falta de representantes na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Confira os horários de propaganda para cada cargo:
Governador do DF
- Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras.
- Horários nas rádios: das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25.
- Horário nas TVs: das 13h15 às 13h25 e das 20h45 às 20h55.
Deputado Distrital
- Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras
- Horários nas rádios: 7h05 às 7h15 e das 12h05 às 12h15.
- Horários nas TVs: 13h05 às 13h15 e das 20h35 às 20h45.
Senador
- Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras.
- Horários nas rádios: 7h às 7h05 e das 12h às 12h05.
- Horários nas TVs: 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35.
Deputado Federal
- Dias: Terças, quintas-feiras e aos sábados.
- Horários nas rádios: 7h12m30s às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25.
- Horários nas TVs: 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55.
Colaboraram Luciana Duarte, Larissa Pinto e Talita de Souza