Após 107 dias sem chuva, o Distrito Federal segue em estado de alerta com a seca. Para esta segunda-feira (22/8), o brasiliense deve preparar as garrafas com água, o protetor solar, o umidificador e o casaco para as noites frias. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30% nas horas mais quentes.
O meteorologista Olívio Bahia disse ao Correio que a seca não dará trégua pelos próximos dez dias. “Não teremos mudanças em relação à semana passada. Para o DF, não temos previsão de chuva e a seca segue castigando”, pontuou o profissional. Olívio também chamou atenção para o alto risco de incêndios na capital federal.
Além disso, a previsão é que os termômetros marquem 12°C de mínima, e 28°C de máxima, nesta segunda-feira (22/8). Segundo o meteorologista Olívio, a frente fria que o brasiliense aguardava não alterou os índices de temperatura de forma significativa.
“Nós tivemos uma frente fria na região Centro-Oeste que não alterou drasticamente o tempo aqui na capital do país. Por isso, a única coisa que eu posso dizer é que o cidadão precisa beber água, evitar o sol nas horas mais quentes, evitar atear fogo em lixo, jogar bitucas de cigarro acesas no chão, e assim por diante”, ressaltou Olívio.
Por fim, a previsão é que o dia permaneça com poucas nuvens, névoa seca e intensidade dos ventos fracos e moderados. Nas horas mais frias, a umidade relativa do ar poderá chegar a 75%.
Cuidados
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:
>Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos
>Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico
>Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento
>Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa
>Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas
>Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias
>Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
>Dar preferência a refeições leves
>Usar roupas leves, chapéu ou boné