Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã deste sábado (20/8), uma plantação de milho na Fazenda Lagoa Bonita, situada no Núcleo Rural Monjolo, em Planaltina. Quarenta militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuaram no combate às chamas. Não houve feridos.
O fogo consumiu cerca de 930 hectares da área e atingiu resíduos de palha e o milharal de uma plantação. Segundo o CBMDF, a vegetação estava muito seca, ventava muito e as chamas estavam altas, o que fez com que o fogo se propagasse rapidamente em direção à área da reserva ambiental.
As equipes do Corpo de Bombeiros fizeram o combate e controle do incêndio, protegendo as instalações da fazenda e evitando que o fogo chegasse à área da Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). “As características do incêndio não permitiam o combate direto às chamas, sendo realizado o combate indireto e prevenção na área preservada das chamas”, frisou a corporação.
O combate durou cerca de sete horas e contou com o apoio da brigada de incêndio florestal da Esecae. Uma área de 10.547 hectares foi preservada.