Eleições

Keka Bagno dispara contra Ibaneis Rocha: 'Tão fracassado e ruim'

Ao fim do evento, candidata disse que governador deixou de prestar contas para a população do DF. Ela também citou que tem projetos para a assistência social e saúde do DF

Antes de iniciar o debate com os candidatos ao Palácio do Buriti, organizado pelo Correio Braziliense, em parceria com a TV Brasília, os candidatos já comentavam a respeito da ausência do governador Ibaneis Rocha (MDB). Ao fim da sabatina, a candidata Keka Bagno (PSol) considerou que o atual chefe do Executivo local deixou de prestar contas para população do DF. “(A ausência) impacta muito. É o momento da população ouvi-lo e entender porque Ibaneis Rocha é tão fracassado, tão ruim”, disparou.

Durante uma hora e 48 minutos, os participantes apresentaram suas propostas caso sejam eleitos. Para a reportagem, no fim do debate, a conselheira tutelar afirmou que vai trabalhar para resolver o caos na assistência social, e acrescentou que pretende retornar o ‘Saúde da Família’.

“Essas políticas públicas precisam estar integradas, dialogando entre si. E isso falta nos governos que estiveram no Governo do Distrito Federal, porque não compreendem as políticas públicas. Talvez, porque não dão importância necessária para o desenvolvimento social, que tem que ser em torno da garantia e bem-estar da população”, disse, ao Correio.

Aliada

A candidata a deputada federal Fátima Sousa (PSol) esteve presente no debate promovido pelo Correio nesta quinta-feira (18/8). Na última eleição, em 2018, a professora da Universidade de Brasília (UnB) concorreu a uma vaga ao Buriti, e Keka Bagno (PSol) era sua vice na chapa. Hoje, concorrendo a cargos distintos, a expectativa é de que a aliada chegue forte para a disputa como chefe do Executivo local.

Com o plano de governo similar ao de quatro anos, Fátima acredita que Keka terá muitos desafios no objetivo de melhorar a cidade e corrigir os problemas atuais. Segundo a professora, existem três áreas específicas que estão sendo trabalhadas pela postulante ao cargo de nova governado do DF. “Não vamos abrir mão essencialmente da saúde, da educação e da assistência social”, pondera.

Saiba Mais

Críticas

Na avaliação de Fátima, o não comparecimento do governador ao debate foi um erro. "Foi um desrespeito por parte do chefe do Executivo local não estar presente para tratar, ao lado dos outros colegas, o melhor para Brasília“.

A ex-candidata ao GDF acredita que, para quem está interessado em um segundo mandato, a presença do emebedista seria de grande importância. "Desrespeito com a instituição Correio Braziliense. O jornal tem seus profissionais de alto nível, que sempre estão comprometidos em levar informação de qualidade aos brasilienses. No âmbito do debate, foi um desrespeito aos candidatos. Foi ruim para a democracia a ausência do governador Ibaneis Rocha”, lamentou.

*Estagiários sob a supervisão de Juliana Oliveira