O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, marcou presença nos bastidores do debate. Ele destacou a importância do encontro para o processo democrático: "É o momento mais importante da campanha eleitoral, porque os candidatos podem se apresentar, passam a ser conhecidos e aproveitam o momento para apresentar suas propostas de trabalho. E os eleitores terão a oportunidade de examinar essas propostas e decidir o seu voto", disse.
O combate às notícias falsas será um dos pontos altos da campanha deste ano, de acordo com o desembargador. "As pessoas estão encaminhando denúncias. Nós estamos pedindo à população que denuncie pelo aplicativo pardal, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), toda notícia suspeita irregular, falsa. Temos hoje uma equipe muito grande para fiscalizar a propaganda eleitoral e os autores serão processados pela justiça eleitoral, pelo Ministério Público Eleitoral. Os culpados serão punidos", declarou.
"A mensagem que passamos aos nossos eleitores é para que não deixem de votar, porque votar é exercer a cidadania e valorizar a democracia. Aos candidatos, esperamos que não tratem os concorrentes como inimigos, mas apenas como adversários na disputa eleitoral. O respeito entre todos deve ser a regra."
Saiba Mais
Setor produtivo presente
Jamal Jorge Bittar, presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), ressaltou que um processo de industrialização vigoroso deve ser o principal enfoque da conversa entre o segmento e o próximo governador local.
"O grande contribuinte de imposto e gerador de riquezas é a indústria, que gera empregos qualificados e com valor agregado, dando expectativa para essa juventude. Especialmente a indústria de valor agregado, de tecnologia, de ponta e de inovação", destacou.
O presidente da Fibra falou ainda sobre a importância do debate, para que sejam apresentadas e avaliadas as melhores propostas para a indústria. "Essa é uma maneira de apresentação de temas com importância, ditos e registrados pelos candidatos. Um momento muito importante para a democracia e muito esclarecedor."