Os candidatos ao Buriti presentes na noite desta quinta-feira (18/08) no debate promovido pelo Correio Braziliense e pela TV Brasília criticaram em peso a ausência do governador Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição. O emedebista é líder nas pesquisas de intenção de voto e tenta o segundo mandato como governador.
Estão presentes outros seis postulantes ao governo do Distrito Federal. O senador Izalci Lucas (PSDB), pela Federação PSDB-Cidadania; a assistente social e conselheira tutelar Keka Bagno (PSol), da Federação Psol-Rede; o distrital Leandro Grass (PV), da Federação PV-PT-PCdoB; a senadora Leila Barros (PDT); o empresário e ex-vice-governador do DF Paulo Octávio (PSD); e o ex-secretário de Educação do DF Rafael Parente (PSB).
O candidato Grass lamentou a ausência do atual gestor e o caracterizou como o “o pior governador do DF”, criticando ainda as ações na área da saúde.
“Lamentar a ausência do governador, é importante denunciar que ele é o pior governador do DF. A saúde pública vive o pior momento aqui no DF. Ibaneis mentiu em 2018, criou o Iges que é um fracasso que tem matado tantas pessoas. Nosso programa de governo aponta para o que é mais importante, a cobertura da saúde básica. Isso resolve cerca de 70% dos problemas de saúde da população”, apontou.
Rafael Parente se disse decepcionado e pediu que espectadores e internautas subissem a hashtag ”governador amarelão”. "Me sinto frustrado, pois o governador amarelou. Vamos levantar a hashtag ‘governador amarelão’”.
A assistente social e conselheira tutelar Keka Bagno (PSol), da Federação Psol-Rede, reforçou a falta do governador e o chamou de “perverso” por não contribuir com a discussão da segurança pública no DF e citou o aumento de violência contra a mulher. “Preciso lamentar (a ausência de Ibaneis). Estamos em um espaço democrático, e é muito ruim que a perversidade do governador faça com que ele não esteja aqui, principalmente um tema importante que é segurança pública, quando a gente tem um aumento de violências, principalmente contra as mulheres”.
A disputa pelo governo do Distrito Federal tem Ibaneis Rocha (MDB) com larga vantagem na dianteira, com 38%, de acordo com a pesquisa de intenção de voto do Instituto Ipec, o antigo Ibope, divulgada nesta segunda-feira (15/8). Em segundo lugar, o empresário Paulo Octávio (PSD) aparece com 9%, empatado na margem de erro com Leila do Vôlei (PDT), com 8%, e Izalci Lucas (PSDB), com 5%.