A primeira pesquisa Ipec sobre a corrida de candidatos ao Senado pelo Distrito Federal (DF), publicada nesta segunda-feira (15/8), apontou que Flávia Arruda (PL) está à frente da disputa, com 36% das intenções de votos. Damares Alves (Republicanos) aparece em segundo lugar, com 15% da preferência dos eleitores.
A pesquisa ouviu 1,2 mil eleitores no DF entre sexta-feira (12/8) e domingo (14). O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número DF-02251/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais e para menos.
A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Rosilene Corrêa, aparece em terceiro lugar com 5% da preferência dos entrevistados. No entanto, pela margem de erro, ela empata tecnicamente com Pedro Ivo (Rede), que marcou 2%. O mesmo ocorre com Pedro, que empata com Dr. Carlos Rodrigues (PSD), Elcimara (PSTU) e Expedito Mendonça (PCO), que marcaram 1% dos votos, mas podem alcançar até 3% das intenções com a margem de erro.
A pesquisa também aponta para um número expressivo de eleitores que afirmam não ter pretensão de participar da votação pelo Senado: 23% dizem que votarão nulo — número apenas 2% menor do que a soma das intenções de votos de todos os candidatos, menos Flávia Arruda. 17% dizem não saber ainda em quem votar.
De acordo com o Ipec, não aparecem no levantamento Alexandre Bispo (PSDB), Marcelo Hipólito (PTB) e Tenente Cel Souza Júnior (DC) por terem registrados as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o início da apuração, na sexta-feira (12/8).
O levantamento também divulgou as intenções de votos para o Governo do Distrito Federal (GDF). Ibaneis Rocha (MDB) aparece na liderança com 38% das intenções de voto. Paulo Octávio (PSD) aparece em segundo, com 9%. Ele está tecnicamente empato com Leila do Vôlei (PDT), que marcou 8%.