A disputa pelo governo do Distrito Federal tem Ibaneis Rocha (MDB) com larga vantagem na dianteira, com 38%, de acordo com a pesquisa de intenção de voto do Instituto Ipec, o antigo Ibope, divulgada nesta segunda-feira (15/8). Em segundo lugar, o empresário Paulo Octávio (PSD) aparece com 9%, empatado na margem de erro com Leila do Vôlei (PDT), com 8%, e Izalci Lucas (PSDB), com 5%.
A pesquisa ouviu 1200 eleitores no DF entre sexta-feira (12/8) e domingo (14). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda aparecem na pesquisa o deputado distrital Leandro Grass (PV) com 4%, Rafael Parente (PSB) com 3%, Keka Bagno (PSol) com 2% e Lucas Salles (DC) com 1%. Teodoro da Cruz Téo (PCB), Coronel Moreno (PTB) e Robson (PSTU) não pontuaram. 19% dos eleitores afirmaram que votarão em branco ou nulo e 10% disseram que não sabem.
O Ipec também ouviu os eleitores sobre os votos para o Senado Federal. Flávia Arruda lidera a disputa com 36%, seguida por Damares Alves, com 15%.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número DF-02251/2022. O nível de confiança é de 95%.
Correio e TV Brasília promovem debate entre candidatos ao GDF
O Correio Braziliense e a TV Brasília vão reunir, na próxima quinta-feira (18/8), sete nomes confirmados para a corrida eleitoral ao governo do Distrito Federal para um debate sobre os temas de interesse da população.
O debate terá início as 20h30 e será transmitido ao vivo pela TV Brasília, pelo site do Correio e pelas redes sociais do jornal. Vão participar do evento: o governador Ibaneis Rocha (MDB); o senador tucano eleito pelo Distrito Federal Izalci Lucas, da federação PSDB-Cidadania; a assistente social Keka Bagno (PSol), da federação PSol-Rede; o deputado distrital Leandro Grass (PV), da aliança PT-PV-PCdoB; a senadora Leila Barros (PDT-DF); o ex-vice-governador do DF Paulo Octávio (PSD); e o ex-secretário de Educação distrital Rafael Parente (PSB).
Na ocasião, os candidatos ao governo terão a oportunidade de comentar assuntos de interesse da população do DF, apresentar propostas e detalhar planos para solucionar os problemas da capital do país em um eventual governo. Além disso, é uma oportunidade para que os eleitores da capital do país possam avaliar aqueles que realmente estão comprometidos e se inteirar das promessas de quem pretende ficar à frente do Poder Executivo local pelos próximos quatro anos.
Com três blocos e um para considerações finais, as conversas serão mediadas por Gláucia Guimarães, da TV Brasília, e terão participação dos jornalistas do Correio Ana Maria Campos, Carlos Alexandre de Souza, Denise Rothenburg, Rosane Garcia e Samanta Sallum.