Se a ideia para o Dia dos Pais é um programa ao ar livre, as condições climáticas no Distrito Federal vão tornar tudo ainda mais especial. De acordo com as previsões meteorológicas, este domingo (14/8) será de céu sem nuvens e calor. A seca, no entanto, inspira cuidados. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Vai ser um dia muito ar seco e sol”, crava o meteorologista Cleber Souza.NO
No início da manhã o DF registrou a temperatura mínima de 16°C e, a partir desta marca, a tendência é apenas aumentar. O pico deve ser no início da tarde, quando os termômetros poderão marcar até 29°C. Devido a falta de nuvens, a indicação de meteorologistas é abusar do protetor solar para proteger a pele do sol forte.
A falta de nebulosidade se deve a uma massa de ar seco que dominará a região até a próxima quinta-feira (18). O Inmet registrou umidade do ar em 70% pela manhã, mas a tendência é que chegue abaixo dos 25% no momento mais crítico.
O baixo índice, coloca a região em um alerta de estado de atenção, visto que esta secura pode ser nociva à saúde pública. O Instituto indica hidratação e evitar atividades físicas muito desgastantes, principalmente entre às 11h e 15h.
Saiba Mais
Onde está a chuva?
Na quarta-feira passada (10), Brasília amanheceu com o céu nublado e até os mais céticos acreditaram que poderia ser um indicativo de chuva. Contudo, apesar de uma queda de temperatura, a água só deu o ar da graça em locais isolados do DF com chuvas de menos de 1 mm sendo registradas.
Dessa forma, o Inmet ainda considera a cidade em período de estiagem, somando 99 dias sem chuvas. De acordo com a previsão, o DF deve passar dos 100 dias sem chuvas, já que a única possibilidade de chover é a partir da próxima sexta (19), com a chegada de uma frente fria.