Artesanato do Distrito Federal é destaque em exposição do Sebrae no Rio de Janeiro

LEGENDA DA FOTO DO ABRE:

Escultura modelada em argila, com tinta PVA

Autora: Cleziana Ribeiro, Celândia-DF

 

 

Peças de 53 artesãos do DF estão na maior vitrine turística do país, o Rio de Janeiro. A mostra é a maior e mais diversificada já realizada no Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro (CRAB). Em um prédio histórico da Praça Tiradentes, foi inaugurada ontem a exposição Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal.

Participação

 

O evento de abertura contou com a participação de autoridades e dirigentes do Sebrae, como a diretora técnica do Distrito Federal, Rose Rainha, e o superintendente no DF, Valdir Oliveira. O diretor técnico nacional do Sebrae, Bruno Quick, foi um dos anfitriões do evento.

Criatividade

"Vamos mostrar que a gente tem artesanato e de qualidade. Vamos mostrar essa arte de Brasília, que é a capital do Brasil. Temos no DNA a criatividade desde a construção", disse Valdir Oliveira. O Sebrae DF participa da organização da mostra.

 

Tesouros regionais

A exposição, que vai até outubro, tem como objetivo gerar renda para os artesãos, por meio da venda de suas peças, e divulgar o artesanato, tesouros naturais e comidas típicas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

Mercado imobiliário

critica legalização do assentamento 26 setembro

Entidades que representam a construção civil e o mercado imobiliário no Distrito Federal reagiram à aprovação pelo Congresso de lei que permite a regularização fundiária dos assentamentos 26 de Setembro e Maranata, onde vivem cerca de 40 mil pessoas. O projeto reduz em 40% a área da Floresta Nacional de Brasília (Flona). Segundo o Sinduscon e a Ademi, é um prêmio à ocupação ilegal e um incentivo a novas invasões. Outros setores do comércio que precisam de alvará para funcionamento também estão fazendo barulho por avaliarem que a fiscalização do GDF dá tratamento diferenciado. E que muitas atividades estão sendo empurradas também para a clandestinidade.

 

Falta de terrenos

Representantes do setor criticam a política de gestão da Terracap que, segundo eles, não oferece terrenos para a iniciativa privada realizar empreendimentos legalizados para as camadas de baixa renda, enquanto as invasões avançam. Empresários, arquitetos e urbanistas apontam que esse caminho de ocupação está errado. É preciso planejar as áreas para moradia, já garantindo, desde o início, a infraestrutura básica. E não deixar ocupar de forma desornada para depois legalizar.

Mobilização

da bancada

O relator da matéria, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), candidato ao GDF, costurou um acordo para estabelecer uma compensação que, segundo ele, corresponderia a cerca 20% da área. A ex-ministra e deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), candidata ao Senado, é autora da proposta e esteve presente na sessão do Senado. Também esteve presente a deputada federal e candidata a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP-DF). Para o Sinduscon, a votação foi açodada, "motivada pela proximidade das eleições".

 

Sabatina dos candidatos ao GDF

Dia 13 de setembro, Sinduscon, Ademi e Asbraco vão realizar sabatina com os candidatos ao Palácio do Buriti. E o tema será um dos abordados.

Jovens empreendedores do DF no Startup Summit de 2022

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Distrito Federal participaram do Startup Summit de 2022, em Florianópolis, e puderam aprender sobre o ecossistema das startups, por meio de painéis ministrados por nomes relevantes do mercado econômico brasileiro. O evento reuniu mais de cinco mil pessoas presencialmente e cerca de 25 mil de forma remota. "Foi uma imersão muito intensa, onde conseguimos entender ainda mais sobre estratégias, oportunidades, produtividade e cultura de mercado", comentou o presidente da CDL-DF Jovem, Hugo Leite.

 

Cleverland Costa - Rainha e Maristela de Oliveira França
Cleverland Costa - Valdir Oliveira e Bruno Quick do Sebrae
Divulgação - Escultura de Cleziana Ribeiro, Ceilândia-DF