Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sebastião Abritta, a queda no faturamento do comércio em junho, no Distrito Federal, é atribuída em parte à falta de aumento salarial para mais de 700 mil funcionários públicos. O setor está sem reajuste desde o início da pandemia e esse cenário vem afetando o varejo. No entanto, este ano no Dia das Mães e dos Namorados houve aumento médio de 12% nas vendas em relação ao ano passado.
"Graças à flexibilização das medidas restritivas, o consumidor voltou às lojas".
Preço dos combustíveis
Os seguidos reajustes dos combustíveis também contribuíram para inibir a presença de consumidores no comércio até o fim de julho. Mas, com a recente queda no preço, as coisas devem melhorar.
Brasília pior que
a média nacional
Segundo o IBGE, Brasília está pior do que a média global no volume de vendas do comércio nacional, que teve recuo de 1,4% . Já a capital federal registrou queda de 2,2% no mês de junho em relação a maio. E ainda se encontra 10,3% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, ou seja, de antes da pandemia.
Empresários organizam sabatina com candidatos
Ciro Gomes é o primeiro convidado a confirmar presença no evento Agenda UNECS: Diálogos com candidatos à Presidência da República. O encontro, organizado pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, será em 30 de agosto, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. A conversa com Ciro está marcada para as 9h. Ele terá 45 minutos para comentar assuntos relevantes para o setor. Ao final de cada apresentação, o candidato receberá das entidades um documento com as principais demandas de comércio e serviços.
Transmissão
ao vivo
A plateia esperada é de mais de 400 líderes empresariais de todo o Brasil. A transmissão ao vivo nos canais das oito associações empresariais que integram a Unecs. Atualmente, a entidade é comandada por José César da Costa — também presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Inspiração no Farm House
A Só Reparos escolheu o escritório que irá desenvolver o projeto do seu espaço na CasaCor Brasília. A mostra, prevista para iniciar em setembro, completa 30 anos em 2022 e será realizada no Mané Garrincha. Liderada por 3 sócios, Marília Turíbio, Dimitri Lociks e Simone Turíbio, a Choque Design promete desenvolver um projeto intimista, no espaço de 290m² de área interna e externa adquirido pela Só Reparos. Com inspiração no conceito Farm House, o projeto terá uma estética rústica inspirada no aconchego da vida no campo e na natureza. Segundo os arquitetos, os visitantes irão encontrar um local de puro acolhimento.
Realize Mulher
A Secretaria da Mulher promove hoje a primeira edição do "Seminário Realize Mulher". O evento, aberto ao público, será das 8h30 às 15h, no auditório do SENAI Taguatinga e oferecerá palestras com temas relacionados aos direitos das mulheres, o empreendedorismo feminino e a autonomia econômica. Entre eles os 16 anos da Lei Maria da Penha.
Bolsonaro revoga decreto que prejudicaria 580 mil corretores de imóveis
Depois de forte reação do Sistema Cofeci-Creci, o presidente Jair Bolsonaro revogou ontem decreto que tinha desregulamentado a atividade de corretor de imóveis. O Decreto 11.165/2022 prejudicava 580 mil profissionais do setor no país. Somente no DF, existem 28 mil registrados.
Perda de exclusividade
Bolsonaro tinha alterado a Lei nº 6.530, de 1978, desregulamentando a profissão. Segundo a norma, que ele memo tinha assinado um dia antes, não seria mais competência exclusivamente dos corretores atividades como: atendimento ao público; indicação de imóveis para intermediação; publicação e hospedagem em sítio eletrônico ou divulgação na internet de imóveis à venda ou para locação.
Riscos
"Uma transação de imóveis envolve riscos. E se com a profissão de corretor regulamentada há 44 anos já existem problemas, quiçá com a desregulamentação, que só abriria espaço para golpistas", destacou Pablo Vinicius Fernandes Bueno, vice-presidente em Tendências e Inovações do Sindicato da Habitação do DF (Secovi) que representa as imobiliárias.
Exigências
Para o exercício legal da profissão de corretor, é necessário tirar registro nos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Crecis) mediante uma série de requisitos, entre os quais a conclusão do curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI).