A taxa de transmissão da covid-19 voltou a subir no Distrito Federal e chegou a 0,70 nesta terça-feira (9/8). A informação foi confirmada por meio do Boletim Epidemiológico — documento divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal somente nos dias úteis.
Mesmo com o aumento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a pandemia está sob controle, quando o índice viral está abaixo de 1. Além disso, o número aponta que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 70.
Em relação aos casos, a pasta responsável confirmou 375 novos diagnósticos positivos nas últimas 24 horas. Com isso, o DF registra 834.397 pessoas infectadas desde o início da pandemia.
Mortes
Em relação ao número de mortes, mais um óbito foi notificado pela SES — a vítima era do sexo feminino, tinha mais de 80 anos, residia no Distrito Federal e estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires.
Segundo o boletim, a mulher foi diagnosticada com cardiopatia (comorbidade) e sua morte ocorreu nesta segunda-feira (8/8), somando na capital federal, 11.823 óbitos em decorrência da covid-19.
Em relação às médias móveis, o Correio complementa que a de infecções está em 524, número que chegou aos 20%, indicando diminuição em relação há 14 dias. Já a média móvel de óbitos está em 0,4, o que demonstra uma queda de 77% na comparação com o cálculo de duas semanas.