O nível de endividamento dos brasilienses está acima da média nacional. O índice é de 84,1% da população, enquanto a mediana do pais é de 78%. É o maior registrado desde 2014, quando chegou a 85,1%.
Os resultados são referentes ao mês de julho da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De junho para julho, Brasília passou do 10º lugar para 7º entre as unidades da federação com a população mais endividada. O pico
na capital federal
foi em 2012, alcançando os 87%.
Ranking
Em média, o brasiliense está com 30% da renda comprometida. O DF é a primeira região do Centro Oeste mais endividada. No topo da lista nacional, estão Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 95%. Na base, ou seja, com menos endividados: Goiás (57,2%) e Mato Grosso (59,3%).
Contas em atraso
Do total de endividados no DF, ou seja, cerca de 867 mil pessoas, 25% estão com contas em atraso. E 8,5% dizem que não terão condições de pagar. A média é de 57 dias em atraso nas contas. E de 34 semanas de comprometimento com dívidas.
Carnês
Na modalidade carnês a pagar, Brasília chama atenção. Cerca de 31% dos entrevistados têm algum para quitar. Houve um aumento de 18 pontos no último ano, um dos maiores do país. A média nacional nessa modalidade é de 18,8%.
Plano Nacional
de Facilitação
de Comércio Exterior para presidenciáveis
O Banco Mundial e a OMC apontam a correlação do desenvolvimento econômico de um país à corrente de comércio exterior. E, em vista do cenário de aumento de competitividade, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros desenvolveu o Plano Nacional de Facilitação de Comércio Exterior e Logística Internacional. O documento apresenta macro propostas a serem realizadas durante o período 2023-2026. Com nove diretrizes, será entregue aos candidatos à Presidência da República: Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).
Decisões estratégicas
"Como representantes da categoria, não poderíamos deixar se contribuir com propostas que auxiliem decisões estratégicas para o futuro de nosso país", defendeu Elson Isayama, Presidente do Sindasp.
Atestados de Implantação Definitiva
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF entregou a um grupo de empresários e empreendedores mais de 40 atestados de implantação definitiva (AID). Também foram emitidas declarações de cumprimento de metas dos programas de desenvolvimento econômico.
As empresas estão instaladas nas ADEs de Santa Maria, Gama, Sia, Guará, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e Ceilândia.
Segurança jurídica
"Essa entrega gera segurança jurídica. Temos buscado dar mais celeridade às demandas e aos pleitos do setor produtivo", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Jesuíno Pereira. Também participaram da entrega representantes da Fecomércio, da Fibra, do Sinduscon-DF, da CDL, entre outras.
Curso totalmente imersivo em metaverso
Segundo o Gartner Group, 70% das empresas devem implementar tecnologias imersivas para o mercado consumidor e corporativo até 2023. O Iesb está lançando um curso inédito de qualificação profissional em metaverso com aulas totalmente ministradas dentro da plataforma. É destinado a profissionais de qualquer área.
Atualização
"Nós somos a primeira instituição de ensino do Brasil a termos os cursos do metaverso dentro do metaverso. E o profissional que deseja estar antenado com as novas tecnologias precisa entender os conceitos deste ecossistema", destaca o professor Marcel Cohn, coordenador do curso de pós-graduação em metaverso do Iesb.