Sem fechar novas alianças no Distrito Federal, a federação PT-PV-PCdoB escolheu nomes da própria aliança para fechar as duas vagas na suplência de Rosilene Corrêa ao Senado. As opções foram sugeridas pelos integrantes petistas do grupo e ganharam força nas últimas semanas.
Os escolhidos são dois militantes do PT: Mariana Rosa e Saulo Dias. A federação ainda não tinha se reunido para bater o martelo sobre os nomes. Internamente, havia uma reivindicação do PCdoB para ocupar uma das vagas, pois o partido tem apenas Olgamir Amancia na chapa, além de um quantitativo bem menor na lista de nomes para as câmaras federal e distrital.
Devido ao impasse, a candidatura de Rosilene só foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sexta-feira (5/8), último dia de convenções partidárias. Todos os demais nomes da federação, escolhidos no encontro de 24 de julho, haviam sido listados no sistema da Corte e, agora, aguardam homologação. O prazo termina na próxima segunda-feira (15/8).
Saiba Mais
Outras siglas
Oficialmente, três candidaturas do DF estão cadastradas no TSE. Até o momento, além da suplência de Rosilene, foram registradas as suplências de Pedro Ivo, da federação PSol-Rede, e de Elcimara Souza, do PSTU.
Os suplentes de Pedro Ivo ficaram definidos no dia da convenção da aliança PSol-Rede, em 24 de julho. Os nomes escolhidos foram Mutá Sanchez e Mano Lima, na primeira e na segunda suplências, respectivamente. O mesmo ocorreu com o PSTU: na reunião partidária, os participantes optaram por Renato Ferreira e Sílvio Soares como substitutos da titular.
*Estagiário sob supervisão de Jéssica Eufrásio