Os pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal se reúnem, neste domingo (7/8), para o primeiro debate das eleições de 2022, às 21h. Durante o período de convenções partidárias, 11 nomes foram confirmados para a disputa, mas apenas sete vão participar da discussão, feita pelo Grupo Bandeirantes. Todos já estão no auditório do veículo.
Por enquanto, estão na corrida eleitoral ao GDF o governador Ibaneis Rocha (MDB); o ex-vice-governador e ex-senador Paulo Octávio (PSD); o deputado distrital Leandro Grass (PV), da federação PT-PV-PCdoB; o senador Izalci Lucas (PSDB); a senadora Leila Barros (PDT); a assistente social Keka Bagno (PSol), da federação PSol-Rede; o especialista em educação Rafael Parente (PSB); o professor Lucas Salles (DC); o professor Robson Raymundo (PSTU); o servidor público Renan Rosa (PCO); e Teodoro da Cruz (PCB).
Os políticos do PSTU, PCO, PC e DC não estarão no debate. As candidaturas podem ser registradas até 15 de agosto.
Ideias
Paulo Octavio, Rafael Parente e Izalci Lucas conversaram com a imprensa logo que chegaram ao estúdio. Os demais pré-candidatos não quiseram dar declarações aos jornalistas antes do debate.
O nome do PSDB criticou gestões anteriores e afirmou que "o voto não tem preço, tem consequência." "É neste momento que a população pode escolher as propostas. Brasília não pode mais admitir ser governada na base do improviso", declarou Izalci.
Recém-anunciado na disputa eleitoral, o empresário Paulo Octavio reforçou a ligação com o ex-presidente Juscelino Kubtischek, ao citar que em breve vai anunciar o plano de 50 metas para a cidade, em alusão aos "50 anos em 5" de JK. "É a primeira vez, em 32 anos de vida pública, que eu me candidato ao governo. Entro com muita experiência e vontade. Aqui é onde eu vivo, onde nasceram meus quatro filhos e onde trabalho. Todos os compromissos que eu assumi ao longo da vida foram cumpridos. Vai valer à pena mostrar aos brasilienses que tem opção para governar a cidade", disse o empresário, que é do mesmo grupo político de Ibaneis Rocha, ligado aos ex-governadores José Roberto Arruda (PL), de quem ele vice, e Joaquim Roriz.
Sem citar nomes, Rafael Parente, que foi secretário de Educação de Ibaneis, denunciou a existência de maus políticos. "Espero que a população acompanhe o debate e conheça as nossas propostas. E veja o nosso passado (político) e as nossas ideias, porque todos muita gente que vai fazer milhares de promessas e cumprir apenas três. Nossa política virou um balcão de negócios e eu espero que a população consiga exergar quem são os bons políticos", ressaltou o candidato do PSB.
Debate
Os aspirantes ao Palácio do Buriti ficarão frente a frente com seus adversários e poderão debater as propostas apresentadas de melhorias à capital do país. A transmissão pode ser acompanhada pela Band Brasília e pela Rádio Band News FM, além do canal oficial do Youtube da Band Brasília e demais redes sociais. O Correio também fara cobertura do debate ao vivo pelo Twitter @correio e com reportagens incluindo os principais momentos.
Em caso de segundo turno, a data do segundo debate da Band está definida para ocorrer em 5 de outubro. Os pré-candidatos responderão perguntas feitas pelos oponentes e pelos jornalistas da Band.