O fim de semana dos brasilienses promete ser quente e seco. Para quem quiser aproveitar uma piscina e até o Lago Paranoá, o tempo está ideal para a diversão. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode atingir 31°C no Distrito Federal.
Saiba Mais
A previsão segue com o tempo seco predominando e pouca nebulosidade, apenas com a formação de névoa seca. A umidade deve ficar entre 15% e 20% no período da tarde.
A meteorologista do Inmet Naiane Araújo destaca que uma massa de ar seco predomina na região da capital. “São 91 dias sem chuva e este final de semana está em estado de alerta com a questão da umidade”, comenta a especialista.
O Inmet emitiu um alerta laranja pela baixa umidade até as 17h deste sábado (6/8), devido ao risco de incêndios florestais e à saúde, como o ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Foi registrada, pela manhã, a temperatura mínima de 11°C na região de Águas Emendadas.
Atenção à saúde
A médica otorrinolaringologista da OtorrinoDF Manuela Dowsley ressalta que o principal cuidado deve ser com relação à hidratação, especialmente para aqueles que fazem parte do grupo de risco. “Uma pessoa saudável deveria ingerir, nessa época de seca, pelo menos 3 litros de água. Já os idosos e crianças podem sofrer de desidratação com mais facilidade, por isso precisam de uma atenção ainda maior”, alerta.
Na avaliação da médica, é comum o surgimento de quadros alérgicos como rinite e gripe nesta época do ano. “As vias aéreas como nariz, laringe e pulmões ficam mais suscetíveis às alterações climáticas. A falta de umidade deixa nosso organismo mais propício ao desenvolvimento de infecções virais e bacterianas”, acrescenta a especialista.
Cuidados
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.