O empresário Paulo Octávio será confirmado como candidato do PSD ao governo do Distrito Federal nesta sexta-feira (5/8), às 14h. Além do nome do presidente do partido no DF, a convenção regional vai indicar os integrantes da chapa. A intenção de Paulo Octávio de disputar o Palácio do Buriti foi anunciada quase aos 45 minutos do segundo tempo, no último sábado (30/7), após o empresário ceder a pedidos de correligionários. O anúncio chegou em meio às mudanças de rumo da campanha eleitoral no DF, que teve, por poucos dias, os agora aliados José Roberto Arruda (PL) e Ibaneis Rocha (MDB) como rivais. Paulo Octávio, que é do mesmo grupo político dos dois, optou por defender um projeto próprio.
Saiba Mais
Ao som de "Como pode o peixe vivo viver fora d'água fria", o PSD postou nas redes sociais o convite para a convenção regional. A escolha não foi por acaso: o presidente do partido no DF é casado com Anna Christina Kubitschek, neta do ex-presidente Juscelino. Paulo Octávio se associa assim à imagem do responsável pela construção de Brasília, já que a música era uma das preferidas do ex-presidente e se tornou uma espécie de hino oficial de Diamantina, município mineiro onde nasceu JK.
Paulo Octávio nasceu em Lavras (MG) e chegou a Brasília em 1962. Daí a ligação do empresário com o estado mineiro e a capital do país ter sido feita por meio da canção Peixe vivo. "No histórico Brasília Palace Hotel, primeiro prédio erguido em Brasília, para abrigar o inesquecível presidente Juscelino Kubitschek, o partido vai confirmar nossa indicação ao GDF", informou o pré-candidato ao Correio, nessa quinta-feira (4/8).
Debates internos
Apesar da participação na corrida eleitoral, os nomes dos integrantes da chapa estão em aberto, assim como a definição de aliança com outras siglas. "Quanto aos demais cargos, ainda estamos em debates internos e composições. Temos bons quadros internos, como o ex-desembargador Carlos Divino. Também há conversas e grandes nomes em outras legendas. Na tarde de sexta (5/8), tudo ficará esclarecido", afirmou Paulo Octávio.
Além do magistrado aposentado, o advogado Felipe Belmonte, presidente do PSC no DF, é cotado como vice do empresário. Belmonte não poupou elogios ao pré-candidato do PSD em uma publicação nas redes sociais, no fim da tarde dessa quinta-feira (4/8). Em uma foto ao lado do empresário, o advogado escreveu "cumprimentando esse grande empresário e gestor". Questionado pela reportagem sobre uma possível aliança entre os dois partidos, Belmonte afirmou que há "total interesse" na união. "Estamos conversando, buscando o melhor para o DF. Trabalhando para agregar apoios", completou.
Ao Correio, Paulo Octávio respondeu ao afago de Belmonte. "A admiração que temos é mútua. É um grande amigo, como outros tantos que tenho na política. Acredito que ele compartilhou uma imagem nossa demonstrando a confiança no projeto político do PSD, que vai nos levar ao Palácio do Buriti."
Roriz
A convenção regional do PSD desta sexta-feira (5/8) também vai confirmar André Kubitschek, filho de Paulo Octávio e Anna Christina, como postulante a deputado federal. Será a primeira eleição dele, que vai seguir os passos políticos do pai e caminhar lado a lado com a herança política do ex-governador Joaquim Roriz. Nessa quinta-feira (4/8), em alusão ao aniversário de 86 anos de Roriz, André compartilhou fotos nas redes sociais ao lado da viúva do ex-governador, Weslian Roriz, já em clima de campanha. "Recebi um convite da minha madrinha (Weslian) para passar o dia em Samambaia. Roriz juntamente com minha avó, Márcia Kubitschek, fizeram um dos melhores governos da nossa cidade. Brasília precisa ser novamente a capital da esperança", escreveu.
Mesmo com a manutenção do legado da família e orgulhoso do filho, Paulo Octávio destacou que eles não compartilharão a mesma jornada eleitoral. "Apesar de estarmos no mesmo partido, faremos campanhas separadas. Embora jovem, André Kubitschek é um grande conhecedor da política e está pronto para fazer a diferença na Câmara dos Deputados. E eu tenho certeza que farei um grande governo e contarei com o apoio dele no Congresso Nacional", torceu o empresário.