A ex-governadora do Distrito Federal (DF) e pré-candidata a deputada federal Maria de Lourdes Abadia (União Brasil-DF) é a entrevistada desta semana do Podcast do Correio, programa semanal do Correio Braziliense que trará ao debate questões relacionadas a política local e nacional.
Entrevistada pelas jornalistas Denise Rothenburg e Ana Maria Campos, Maria de Lourdes relembra histórias da política do DF e avalia o momento atual das eleições no país.
Quando perguntada sobre como está o contexto atual da política brasileira e questionada se "chegamos ao fundo do poço" e se "existe uma saída", Maria de Lourdes afirma: "Que estamos no fundo do poço, eu sei. Agora saída, olha só Deus pode nos ajudar, o Espírito Santo para nos iluminar, porque em toda a política, pelo menos o que eu aprendi, você tem aliados e adversários (...) mas hoje eu sinto que o Brasil, Brasília, até a nossa família estão divididos. Hoje, a gente vai enfrentar uma campanha de inimigos. De briga mesmo. Eu tenho até medo, assim", destaca ela no podcast.
Maria de Lourdes Abadia foi a primeira mulher a se tornar administradora de Ceilândia, foi governadora do Distrito Federal entre 2006 e 2007, deputada distrital e federal e, no pleito de outubro, é pré-candidata do União Brasil à Câmara Federal.
Com longa história no PSDB, Maria de Lourdes conta na entrevista que foi uma das fundadoras do partido na capital federal e revela tristeza ao ver o cenário atual da sigla no DF e ter precisado sair do partido. "Saí pela porta da frente para não ser expulsa", declara no podcast.
Ela também comenta a surpresa ao ver a aliança entre PT e PSDB na chapa presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador e ex-tucano de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). "Foi uma surpresa muito grande. Tem gente que até hoje não acredita. 'Como é que pode, eram inimigos e adversários'. Mas na política a gente está vendo boi voar mesmo", brinca.
O podcast do Correio
O podcast está disponível no Spotify e no Apple Podcasts, além do estar disponível em formato de vídeo no canal do Correio Braziliense no YouTube.
Com apresentação das jornalistas Denise Rothenburg e Ana Maria Campos, ambas colunistas de Política do jornal e membros da bancada de entrevistadores do programa CB.Poder, realizado em parceria do Correio com a TV Brasília.
Denise cobre Congresso desde 1989, ano das primeiras eleições diretas após o fim da ditadura e está no Correio desde 1997. Ana Maria Campos trabalha no Correio desde 1999 e já atuou nas coberturas dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo local e Federal em Brasília.