No Distrito Federal, 11 candidatos estão concorrendo ao cargo de governador, de acordo com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Correio listou todos eles, com um breve perfil de cada um para que os eleitores conheçam melhor os nomes que estarão nas urnas em 2 de outubro.
Saiba Mais
- Cidades DF Corpo de mulher que morreu na fila do Cras é enterrado em Taguatinga
- Cidades DF Celebrações dedicadas a Dom Bosco vão até domingo e antecipam carreata
- Cidades DF Agente da PCDF é algemada e colocada em viatura após confusão em UPA
- Cidades DF Traficante é preso com arma e 4kg de maconha escondida em mochila
Coronel Moreno (PTB) - nº 14
Nascido em Brasília, o policial militar Elziovan Matias Moreno Lima, 50 anos, concorre pela primeira vez ao Governo do DF. O coronel é ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PM do DF e tem mais de 30 anos de atuação na corporação. Seu vice é o advogado Luiz Gustavo Pereira da Cunha, 44 anos.
Ibaneis Rocha (MDB) - nº 15- coligação MDB/PP/PL/Avante/Pros/Agir
Aos 51 anos, Ibaneis é o atual governador do DF e concorre à reeleição. Nascido em Brasília, é formado em direito com pós-graduação em direito processual do trabalho e direito processual civil. Além disso, o brasiliense de pais piauienses foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) entre 2007 e 2010. A vice na chapa é a deputada federal Celina Leão (PP-DF), 45 anos.
Izalci (PSDB) - nº 45- coligação PSDB/Cidadania-DF/PRTB-DF
Mineiro da cidade de Araújos (MG), Izalci, 66 anos, é contador e senador pelo Distrito Federal, eleito em 2018. Com extensa vida política, ele já foi deputado distrital, secretário de Ciência e Tecnologia, deputado federal com dois mandatos seguidos (2010 a 2014 e 2014 a 2018) e, atualmente, é presidente do diretório do PSDB no DF. A vice é a presidente do PRTB-DF, Beth Cupertino, 69 anos.
Keka Bagno (PSol) - nº 50 - coligação Psol/Rede
Graduada em serviço social pela Universidade de Brasília (UnB), Keka, 34 anos, nasceu em Brasília e entrou na política por meio da militância. A candidata é mestre em políticas públicas e ativista pelos direitos da infância, da adolescência, das mulheres e da negritude, com atuação em movimentos sociais há 15 anos. Atualmente ela está no segundo mandato como conselheira tutelar. Seu vice é Toni de Castro, 49 anos, também do PSol.
Leandro Grass (PV) - nº 43 - coligação PT/PCdoB/PV
Também nascido em Brasília, Leandro é professor com formação em sociologia e ciências sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Deputado distrital desde 2018, ele tem mestrado em desenvolvimento sustentável e pesquisador nas áreas de sociologia do desenvolvimento, políticas públicas e participação social. Se intitula o candidato do Lula (PT) no DF. A professora Olgamir Amancia (PCdoB) é a vice da chapa.
Leila Do Vôlei (PDT) - nº 12
Natural de Taguatinga, Leila Barros, 50 anos, é senadora pelo DF desde 2018. Na carreira política, foi secretária de Esportes e Lazer de 2015 a 2018 no governo de Rodrigo Rollemberg. Já no esporte, a candidata foi jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, com medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1996 (Atlanta/EUA) e de 2000 (Sidney/Austrália) e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Canadá de 1999. Além disso, foi também comentarista esportiva. O vice de Leila é Joe Valle (PDT), 57 anos.
Lucas Salles (DC) - nº 27
Paraibano natural de Campina Grande, Salles é formado em comunicação social com mestrado em marketing. Professor universitário há mais de 20 anos, ele já foi candidato a vereador na cidade natal, em 1992, onde também atuou como secretário municipal de Turismo. Além disso, é conhecido por ter sido o marqueteiro oficial da campanha presidencial de Jair Bolsonaro, em 2018. A vice é a pastora Suelene Balduino (DC), 60 anos.
Paulo Octávio PO (PSD) - nº 55 - coligação DF Para Todos
Conhecido no Distrito Federal pela empresa no ramo da construção civil, nasceu em Lavras (MG) e tem 72 anos. Paulo é formado em direito e técnico em transações imobiliárias, atuando no mercado imobiliário desde 1976. Na política desde 1990, ele já foi deputado federal por dois mandatos e senador. O empresário também já foi vice-governador de José Roberto Arruda e assumiu interinamente o DF quando Arruda foi afastado. O advogado Luís Felipe Belmonte (PSC), 69 anos, é o vice de Paulo Octávio.
Renan Arruda (PCO) - nº 29
Tem 58 anos e nasceu em Iguatu, no Ceará. Bancário e economiário, foi candidato a governador do Distrito Federal (DF) em 2018 e segundo suplente a senador em 2010. O vice da chapa é Mauro Sousa de Moura, 58 anos, filiado à mesma sigla.
Robson (PSTU) - nº 16
Carioca, 52 anos e professor de história da rede pública de ensino do Distrito Federal. Educador há 22 anos, Robson Raymundo da Silva iniciou a militância política no movimento estudantil, se tornando ativista do movimento negro e atua ativamente na luta por uma educação pública de qualidade. Já foi candidato a senador em 2010, 2014 e 2018. Além disso, foi parte do processo de fundação do PSTU. Ao lado de Robson, concorre Eduardo Zanata (PSTU), 36 anos, como vice.
Teodoro Da Cruz Téo(PCB) - nº 21
Baiano da cidade de Barreiras, mora no DF desde 1975. Téo tem 63 anos, é advogado, pedagogo e servidor público aposentado da Secretaria de Educação. Na carreira política, militou no movimento sindical e popular. Jamil Magari, 65 anos, é seu vice-governador.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.