Eleições

DF tem 41 impugnações de candidaturas, segundo presidente do TRE

Ao CB.Poder, desembargador Roberval Belinati destaca que os principais motivos estão relacionados a Inelegibilidade, condenações criminais, improbidade administrativa, falha na filiação partidária, domicílio eleitoral e não prestação de contas

Eduardo Fernandes*
postado em 23/08/2022 16:35 / atualizado em 23/08/2022 22:15
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A 40 dias do primeiro turno das eleições, o programa CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — desta terça-feira (23/8), conversou com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Roberval Belinati. À jornalista Ana Maria Campos, o entrevistado falou sobre os preparativos para as votações, as candidaturas impugnadas e a segurança das urnas eletrônicas, um dos temas mais discutidos e polêmicos deste ano.

Belinati assegura que não é possível violar o sistema das urnas eletrônicas. Com isso, as votações, segundo ele, serão limpas. “Não há como fraudar, principalmente no sistema de totalização do TSE”, reforçando que o voto será computado. Nesse aspecto, Belinati afirma que está alinhado com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que recentemente discursou sobre a confiabilidade do processo eleitoral.

Impugnações

Segundo Roberval, até a manhã de hoje, 41 impugnações tinham sido registradas. “Na sessão de logo mais, às 17h, iremos julgar a primeira impugnação contra um candidato a deputado federal pelo partido Novo. Decidiremos se vamos aceitar ou não a candidatura”, comenta o desembargador.

Caso o registro seja negado, o candidato pode entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, se conseguir uma liminar, pode continuar com a campanha. Mas, se ele não recorrer, estará fora das eleições. De acordo com o presidente do TRE, os principais motivos relacionados às impugnações são: Inelegibilidade, condenações criminais, improbidade administrativa, falha na filiação partidária, domicílio eleitoral e não prestação de contas. O prazo para o julgamento de todas as impugnações vai até 12 de setembro, de acordo com o desembargador. 

Números

Segundo o desembargador o número de candidatos diminuiu em relação às últimas eleições — de 1.258 em 2018 para 860 neste ano. “Para governador temos 13 candidatos, senador 12, deputado federal 206 e para distrital 592”, detalha Roberval. Para o dia das seções eleitorais, o presidente do TRE prevê uma força na segurança com mais de 6 mil policiais nos 610 locais de votação. Além disso, cerca de 35 mil mesários foram convocados para contribuir neste primeiro turno.

 Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação