Eleições

No DF, Lula vence todos os candidatos no 2° turno; Bolsonaro, só Tebet

Levantamento encomendado pelo Correio mostra também que o presidente Bolsonaro ficaria empatado tecnicamente com Ciro Gomes em um eventual 2º turno

Camilla Germano
postado em 23/08/2022 13:34 / atualizado em 23/08/2022 13:58
 (crédito: M. SCHINCARIOL e Evaristo Sá/AFP; Ed Alves/CB e Waldemir Barreto/Ag. Senado)
(crédito: M. SCHINCARIOL e Evaristo Sá/AFP; Ed Alves/CB e Waldemir Barreto/Ag. Senado)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no segundo turno, entre os eleitores do Distrito Federal, contra o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), contra a senadora Simone Tebet (MDB) e o candidato Ciro Gomes (PDT), segundo a Pesquisa Correio/Opinião.

O levantamento foi registrado no TSE sob o número DF-07838/2022, encomendada pelo Correio Braziliense. Correio/Opinião foi a campo entre 18 e 20 de agosto, com 1.111 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa analisou cinco cenários distintos de segundo turno, comparando os candidatos entre si. Lula venceria todos os cenários observados, enquanto Bolsonaro venceria contra Simone Tebet e empataria com Ciro Gomes.

O primeiro cenário analisado é entre Lula e Bolsonaro. O ex-presidente venceria o segundo turno com 46,8% enquanto Bolsonaro teria 41,1% dos votos. 10,9% dos entrevistados votariam em nenhum, branco ou nulo e 1,2% não sabiam avaliar o cenário.

O segundo embate mostra uma vitória de Lula com 42,7% contra Ciro Gomes. O pedetista teria 33,5% dos votos nesse cenário enquanto 22,6% votariam em nenhum, branco ou nulo e 1,2% não sabiam avaliar.

No terceiro cenário, Lula venceria a senadora Simone Tebet com 47,3% dos votos. A candidata do MDB teria 27,9% dos votos enquanto 23,2% dos entrevistados votariam em nenhum, branco ou nulo. 1,6% não sabiam avaliar o que faria nesse embate.

Comparando o presidente Jair Bolsonaro e o candidato Ciro Gomes, o embate terminou empatado. Bolsonaro teria 42% dos votos e Ciro, 42,1%. Aqueles que votariam em nenhum deles, branco ou nulo representaram 15,2% dos entrevistados e 0,8% não sabiam avaliar o cenário.

Por fim, o último cenário aponta que o presidente Bolsonaro venceria a senadora Simone Tebet com 44,5% dos votos. A candidata do MBD receberia 37,6% dos votos enquanto 16,4% votariam em nenhum, branco ou nulo e 1,5% não sabiam avaliar.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação