Previsão do tempo

Tempo seco e quente continuam nesta terça; umidade mínima será de 25%

O Inmet emitiu um alerta amarelo válido das 11h às 19h desta terça-feira (23/8). O aviso é devido à umidade relativa do ar, que varia entre 30% e 20%, causando risco de incêndios florestais e à saúde

Júlia Eleutério
postado em 23/08/2022 12:07 / atualizado em 23/08/2022 12:07
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Sem chuva há 108 dias, os brasilienses continuam sentindo os efeitos da umidade baixa no Distrito Federal. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia, a previsão para a capital é de tempo seco e risco elevado de incêndio. “Sem mudança a curto prazo, pelo menos nos próximos sete dias”, destaca o especialista.

Nesta terça-feira (23/8), a umidade relativa do ar chegará a 25% na medida mínima. Para o período de maior seca do dia, a temperatura máxima vai subir e atingir a casa de 28°C. A umidade máxima atingida pela manhã foi de 85% e os termômetros marcaram 10°C no DF.

Com a umidade caindo na parte da tarde, o Inmet emitiu um alerta amarelo válido das 11h às 19h desta terça. O aviso é devido à umidade relativa do ar, que varian entre 30% e 20%, causando risco de incêndios florestais e à saúde. “Independente do valor, está tudo seco, as narinas continuam ressecadas, a pele ressecada, o mato ressecado”, avalia Olívio.

As recomendações do instituto são para que os brasilienses bebam bastante líquido e evitem o desgaste físico nas horas mais secas, além de não se expor ao sol no período de temperaturas mais elevadas.

Cuidados

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação