Eleições 2022

Pesquisa Correio/Opinião: Flávia Arruda tem um terço do eleitorado

Candidata do PL lidera com folga a disputa pelo Senado, segundo pesquisa Correio/Opinião, com 32% das intenções de voto. A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) está com 10,9%, enquanto Rosilene Corrêa (PT), tem 5%, e Joe Valle (PDT), 3,7%

Ana Maria Campos
postado em 23/08/2022 01:38 / atualizado em 23/08/2022 01:55
A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

 -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Na largada para a corrida ao Senado, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) lidera com folga, segundo pesquisa Correio/Opinião que foi a campo entre 18 e 20 de agosto. A ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República tem 32% das intenções de votos, um terço do eleitorado do Distrito Federal e quase três vezes mais que a segunda colocada no páreo, a também ex-ministra do governo Bolsonaro Damares Alves (Republicanos), que aparece com 10,9%.

A candidata Rosilene Corrêa (PT), da federação PT-PV-PCdoB, tem 5%, pouco à frente do ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle (PDT), que registrou 3,7%. O pedetista era o vice na chapa da senadora Leila Barros (PDT) na disputa ao Governo do Distrito Federal, mas mudou de posição para concorrer ao Senado no prazo final, em 15 de agosto.

Pesquisa Correio/Opinião para senador no DF
Pesquisa Correio/Opinião para senador no DF (foto: CB)

O candidato Pedro Ivo (Rede), da federação PSol-Rede, tem 3,3%. O levantamento indica que o Tenente-coronel Souza Júnior (DC) está com 2,5%, Alexandre Bispo (PSDB) aparece com 1,5%. Mas ele não será mais candidato na chapa liderada por Izalci Lucas (PSDB), como previsto inicialmente. No último fim de semana, Bispo foi substituído pelo ex-senador Hélio José (Solidariedade).

Candidato na chapa do empresário Paulo Octávio (PSD), o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Carlos Divino de Oliveira aparece com 1,4%. Marcelo Hipólito (PTB) tem 1% e Expedito Mendonça, 0,6%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

  • 13/05/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Agro recebe Pedro Ivo, coordenador de Operações da EMATER-DF. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 05/11/2021 Descrição:CB. Agro entrevista o produtor rual Joe Valle. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 20/07/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB Poder recebe Rosilene Correa, pré-candidata ao Senado pelo PT-DF. Na bancada, o jornalista Carlos Alexandre. ED ALVES/CB/D.A.Press
  • Damares Alves Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Interesse nas eleições

A 40 dias das eleições, o interesse total dos eleitores do Distrito Federal nas eleições de outubro é elevado. A pesquisa mostrou que 64,9% dos eleitores estão de alguma forma atentos à disputa dos candidatos à Presidência da República, governo, Senado e deputados federais e distritais.

Entre os entrevistados, 39,1% se dizem muito interessados e 25,8% com interesse médio. Há também uma parcela de quem não está nem aí: 19,1% não têm nenhum interesse e 15,1% pouco interesse.

Nota técnica


Pesquisa registrada no TSE sob o número DF-07838/2022, encomendada pelo Correio Braziliense. Correio/Opinião foi a campo entre 18 e 20 de agosto, com 1.111 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação