A ausência do governador Ibaneis Rocha (MDB) no debate promovido pelo Correio, em parceria com a TV Brasília, repercutiu também nas redes sociais. No Twitter, o nome do emedebista, que tenta a reeleição, foi compartilhado por dezenas de usuários. Além da hashtag #IbaneisAmarelou, foram feitas outras menções envolvendo a falta do candidato. O nome do candidato ganhou os trending topics do Twitter durante o horário do debate.
Ibaneis ainda foi duramente criticado pelos concorrentes presentes na gravação. No primeiro bloco, candidatos responderam a perguntas de jornalistas do Correio Braziliense sobre os desafios na saúde, na educação e na segurança pública, mas todos lamentaram e criticaram a ausência do governador.
"É importante denunciar que ele é o pior governador da história do DF. A saúde pública vive o pior momento aqui no DF. Ibaneis mentiu em 2018, criou o Iges, que é um fracasso que tem matado tantas pessoas. Nosso programa de governo aponta para o que é mais importante, a cobertura da saúde básica", afirmou Leandro Grass.
Saiba Mais
- Cidades DF Saúde, educação e ausência de Ibaneis marcam 2º bloco do debate do Correio
- Cidades DF Candidatos ao GDF focam em críticas a Ibaneis no 1º bloco do debate
- Cidades DF Candidatos usam considerações finais para fazer promessas e criticar governo
- Cidades DF Candidatos ao governo do DF ficam frente a frente em debate do Correio
O ex-secretário de Educação do DF Rafael Parente foi um dos grandes críticos. Ele tinha expectativa de confrontar diretamente Ibaneis no debate. "Eu me sinto frustrado, pois o governador amarelou. Vamos levantar a hashtag '#governador amarelão'", disse.
A assistente social e conselheira tutelar Keka Bagno (PSol), da Federação Psol-Rede, reforçou a falta do governador e o chamou de “perverso” por não contribuir com a discussão da segurança pública no DF e citou o aumento de violência contra a mulher.
“Preciso lamentar (a ausência de Ibaneis). Estamos em um espaço democrático, e é muito ruim que a perversidade do governador faça com que ele não esteja aqui, principalmente um tema importante que é segurança pública, quando a gente tem um aumento de violências, principalmente contra as mulheres”, disse.
Estiveram presentes ao debate o senador Izalci Lucas (PSDB), pela Federação PSDB-Cidadania; a assistente social e conselheira tutelar Keka Bagno (PSol), da Federação PSol-Rede; o distrital Leandro Grass (PV), da Federação PV-PT-PCdoB; a senadora Leila Barros (PDT); o empresário e ex-vice-governador do DF Paulo Octávio (PSD); e o ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB).
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.