Leandro Antônio Grass Peixoto, de 37 anos, é brasiliense e foi eleito deputado distrital em 2019, nas primeiras eleições que disputou, pela Rede. Formado em sociologia, com mestrado em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), ele tem experiência como pesquisador do Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Foi professor no DF por 17 anos, de ensino básico e superior, tanto na rede pública quanto na particular, e é gestor cultural pela Organização dos Estados Ibero-Americanos. Na Secretaria de Educação do DF, também exerceu cargo administrativo. Filiou-se ao PV em fevereiro deste ano.
Na série de entrevistas com os candidatos ao GDF, promovida pelo Correio, Leandro Grass afirmou que, se eleito, acabará com as escolas de gestão compartilhada com a Polícia Militar no DF e focou na educação como uma das metas da proposta de governo. "A violência não é um problema da escola exclusivamente. É um problema da sociedade. A violência não está dentro da escola, e sim fora da escola, está nas famílias, está nas ruas. Para que a gente consiga reduzir índices de violência, a gente tem que pensar nas causas dessas violências", disse ao CB.Poder o deputado distrital e candidato ao governo do DF.
Leandro Grass citou, ainda, a ampliação das unidades básicas e equipes de saúde, unificação dos programas de assistência social e geração de emprego. "A melhor política social que a gente pode fazer é o emprego, é a geração de renda, é o estímulo à inclusão produtiva e econômica das pessoas, que vai naturalmente produzindo outros tipos de benefícios. Como é que a gente estimula a economia? A gente estimula a economia fazendo incentivos para quem quer gerar emprego", disse.
"Segundo, a gente tem que melhorar o que chamamos de ambiente de negócios e ambiente regulatório. O DF caiu 59 posições nos últimos dois anos no ambiente de negócios. Isso significa: regras mais claras, menos burocracia. Significa que as normas vão ser definidas de uma maneira mais explícita para quem quer empreender", acrescentou Leandro Grass.
Na proposta de governo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Leandro Grass elencou 6 propostas prioritárias em 5 eixos estratégicos, nas áreas de saúde educação, transporte, economia e segurança. Para a candidatura, ele declarou ao TSE um patrimônio de R$285.000. O candidato concorre ao cargo de governador do DF pelo PV, tendo Olgamir Amancia (PC do B) como vice.
Debate com os candidatos ao GDF
O debate, uma parceria do Correio com a TV Brasília, vai ao ar nesta quinta-feira (18/08), às 20h30, no canal na TV (HD 6.1 e Net 518) e no site e nas redes sociais do Correio. Será dividido em três blocos e um de considerações finais. A mediação será feita por Gláucia Guimarães, da TV Brasília; e terá a participação dos jornalistas do Correio Ana Maria Campos, Carlos Alexandre de Souza, Denise Rothenburg, Rosane Garcia e Luiz Carlos Azedo.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Confira a crítica do longa 'De volta à Borgonha', atração dos cinemas
- Blogs Redirect Resultado do concurso da Polícia Penal do DF pode sofrer novas modificações - Papo de Concurseiro
- Cidades DF Morre o jornalista Ary Filgueira, aos 48 anos, ex-repórter do Correio
- Economia Campos Neto reforça preocupação com quadro fiscal em 2023
- Política Bolsonaro tenta tirar celular da mão de influenciador que o questionava
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.