Um macaco foi resgatado de dentro de uma farmácia da Asa Sul pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA), na tarde deste sábado (13/8), após entrar no estabelecimento. Um funcionário discou para o telefone 190 para informar que um mico andava pelo corredor da loja. Confira abaixo o vídeo do momento em que os militares colocam o animal com rede em uma caixa.
Segundo o cabo Ronie Sousa, que atuou na ocorrência, o animal é da espécie sagui-de-tufos-pretos. Ele foi deixado de volta ao habit natural na Reserva Ecológica do Zoológico de Brasília. "A partir do momento em que o primeiro funcionário da farmácia avistou o animal, manteve uma distância segura e chamou a gente", relata o militar.
Ronie explica que é comum atuar em ocorrências com resgate de animais diariamente de outros animais, como serpentes, que adentram o perímetro urbano e a casa das pessoas. "Para isso, a gente tem os equipamentos para fazer a contenção, como rede, pinça e conseguimos fazer o isolamento do animal e o resgate em segurança da espécie", afirma.
O atendente da farmácia Rubenito Antônio da Silva, 37 anos, relatou que o animal entrou de repente na loja — localizada na quadra 309, com mangueiras e pé de frutas por perto — e andou pelo chão do corredor. "Ele se comportou melhor do que criança", brinca o funcionário
Saiba Mais
Outro ponto destacado pelo policial militar ambiental é que os primatas são importantes para o ecossistema da natureza porque dispersam sementes pelo solo e mantém novas árvores frutíferas do cerrado. Confira abaixo como acionar a corporação caso identificar um animal silvestre.
Contatos para resgate de animal silvestre
Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA-DF)
Telefones: (61) 3190-5100 / 3910-1965
Celular: (61) 9 9969-3328
E-mail: pmdf.bpma@gmail.com
Endereço: Praça do Bosque, nº 10, Candangolândia
Disque 190
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.