Justiça

TJDFT segue com expediente suspenso nesta sexta-feira (5/8)

Os prazos processuais e os processos administrativos ficam interrompidos até o restabelecimento dos sistemas administrativos

Correio Braziliense
postado em 05/08/2022 14:57 / atualizado em 05/08/2022 14:57
O expediente segue suspenso, desde que foi detectada
O expediente segue suspenso, desde que foi detectada "atividade maliciosa" no acesso ao data center da órgão - (crédito: Divulgação/TJDFT)

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) publicou portaria que suspende o expediente da Secretaria e dos Ofícios Judiciais da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios nesta sexta-feira (5/8). Assim, os prazos processuais e os processos administrativos ficam suspensos até o restabelecimento dos sistemas administrativos.

Entretanto, o órgão informou que a reorganização do sistema não pressupõe a retomada dos prazos, já que é assegurada às partes envolvidas no processo a restauração dos prazos por tempo igual ao que faltava para seu avanço.

Até o restabelecimento total dos sistemas, em regime de plantão, o Núcleo Permanente de Plantão Judicial (Nupla) apreciará medidas urgentes como as que impliquem perecimento de direito, medidas protetivas, habeas corpus, entre outros.

O tribunal também esclareceu que o PJe, sistema de tramitação de processos judiciais, está operando normalmente desde a última quarta-feira (3/8), com “todos os dados sendo armazenados, sem prejuízo à integridade do sistema”.

Entenda


O site do TJDFT está fora do ar desde o último domingo (31/7), após detecção de “atividade maliciosa” no acesso ao datacenter do sistema na madrugada de domingo. O tribunal, entretanto, afirmou que a base de dados do sistema não foi comprometida, com os sistemas sendo restabelecidos quando houver segurança tecnológica para tal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação