O grupo Aconchego abriu, na última quarta-feira (2/8), inscrições para o curso de formação para famílias que desejam acolher temporariamente crianças e adolescentes. Com duração de seis semanas, o curso é obrigatório para os participantes da iniciativa. As inscrições vão até a segunda quinzena de agosto, período de início do curso.
Para se inscrever basta enviar nome completo e número de telefone para o e-mail inscricaofa.aconchego@gmail.com ou por mensagem direta no Instagram @aconchegodf. Após a inscrição, é realizada entrevista com um assistente social e um psicólogo, que analisam os requisitos e explicam o serviço. Depois de participar da capacitação, o candidato recebe uma visita domiciliar. Após o cumprimento dessas etapas, a família fica autorizada a participar do serviço, recebendo uma habilitação da Vara da infância e da Juventude (VIJ).
Saiba Mais
São aceitas todas as configurações familiares no projeto. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e residir no Distrito Federal há, no mínimo, dois anos. Também é necessário que a família não tenha como projeto a adoção, nem antecedentes criminais. Também é requisitado que os participantes tenham disponibilidade emocional e habilidade para serem cuidadores.
As crianças e os adolescentes atendidos ficam em um lar temporário pelo período de seis a 18 meses. Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a medida é alternativa preferencial para auxiliar crianças que tiveram de ser afastadas dos seus cuidadores em razão de medida judicial.
Saiba Mais
- Cidades DF Tarifa paga pelo governo a empresas de ônibus do DF sofre redução
- Cidades DF Servidora do STJ morre após sofrer acidente em trilha no Peru
- Cidades DF Covid-19: moradora de Planaltina tem morte confirmada nesta terça (2/8)
- Cidades DF Empresários são condenados por assédio moral contra grávidas no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.