Após a federação PSDB-Cidadania extinguir o colegiado do Distrito Federal e lançar a pré-candidatura do tucano Izalci Lucas para o Executivo local, alguns partidos dão sinais de que devem apoiar o nome do senador. A primeira demonstração partiu do PRTB, que voltou atrás com a ideia de lançar candidatura própria e apoiará o parlamentar.
A decisão se firmou após reunião nessa segunda-feira (1°/8). A presidente nacional do PRTB, Aldinéa Fidelix, esteve com a presidente regional da sigla, Beth Cupertino, e com pré-candidatos às câmaras federal e distrital. No encontro, sinalizaram que estarão com o senador nestas eleições.
O partido espera uma contrapartida e sinalizou ao tucano a intenção de ter algum nome na chapa. No entanto, as definições sobre a composição da nominata ficará para a convenção do PSDB-Cidadania, na sexta-feira (5/8), pela internet.
Após o imbróglio que envolveu a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), a executiva nacional da federação deu a Izalci a função de coordenador local. Por isso, o senador tem carta branca para definir os rumos da aliança PSDB-Cidadania no Distrito Federal.
Há uma semana, o PRTB havia optado por retirar a pré-candidatura do capitão da reserva da Marinha Winston Lima, que disputaria o Palácio do Buriti. Apoiador de Jair Bolsonaro (PL), o militar perdeu força na legenda e decidiu que o melhor caminho para si seria a Câmara dos Deputados. A convenção do partido será nesta quarta-feira (3/8).
*Estagiário sob supervisão de Jéssica Eufrásio
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.