Cotidiano

Formigas fazem compras na internet

Insetos entraram no aparelho pela entrada do carregador, onde formaram um ninho

Formigas adoram equipamentos eletrônicos, por ser um ambiente mais quentinho, mas a novidade é que elas podem causar mais prejuízo do que danificar um aparelho. Prova disso foi o que aconteceu com a moradora do Distrito Federal Mariana Lopes Vieira, 32 anos, que passou por um episódio inusitado. Formigas invadiram o Kindle pela entrada do carregador e fizeram um ninho. Não satisfeitos, os insetos "compraram" duas obras, no total de R$ 84,81: uma de Isaac Asimov e outra de Eduardo Giannetti. 

Depois de passar semanas lendo um exemplar físico de Atlas de Nuvens, de David Mitchell, que tem aproximadamente 500 páginas, Mariana retornou ao leitor de livros digitais, que a essa altura estava sem bateria. Ao colocá-lo no carregador, apareceu uma luz piscando. "Quando tinha iniciado um pouco, tentei mexer na tela e não estava conseguindo. O touch não estava funcionando. Resolvi dar umas batidinhas (no Kindle) e fazer o que todo brasileiro faria na minha situação, que é dar uma assoprada", diz a jornalista Mariana. Foi aí que percebeu uma quantidade enorme de formigas saindo de dentro do aparelho e pegou o celular para gravar o que descreve, em tom de brincadeira, como "cena de terror".

Compra

Sem saber o que fazer para que o objeto voltasse a funcionar, ela retornou ao escritório para continuar trabalhando. Enquanto estava escrevendo, uma mensagem surgiu no seu e-mail. "Parabéns pela compra", foi a notificação recebida. Sem entender, pensou que teria sido enviada por engano, já que não tinha adquirido nada. "Perguntei pra minha irmã se ela tinha comprado, porque, às vezes, ela usa a minha conta e não troca o cartão de crédito. Ela falou que não. Quando eu fui abrir o e-mail, vi que era um livro do Isaac Asimov, um grande autor de distopia e ficção científica", conta.

Quando voltou ao quarto para pegar o aparelho, Mariana relata que encontrou o Kindle exatamente na página de compra da obra. Completamente desesperada, pois não sabia como desligá-lo, a jornalista correu para buscar dicas na internet sobre como retirar as formigas de dentro do objeto. Mas, neste meio tempo, os insetos compraram outro livro, do autor Eduardo Giannetti. Depois da confusão, Mariana pediu reembolso pelas compras.

*Estagiário sob a supervisão
de Nahima Maciel