O preço médio da bebida teve aumento de 24% em cinco anos e alcança R$ 4,23 na média nacional. Mas é em Brasília que ele é mais barato, segundo Pesquisa Valor, realizada pela Ticket, marca de benefícios de alimentação e refeição da Edenred Brasil, com cerca de 4,5 mil estabelecimentos no país. O cafezinho após o almoço corresponde, na média nacional, a 10% do valor de uma refeição completa, no custo de R$ 40,64, que, além do café, inclui o prato, a bebida e a sobremesa.
Preço médio do cafezinho por cidade:
• São Paulo (SP): R$ 4,51 (representa 10,4% no valor da refeição)
• Rio de Janeiro (RJ): R$ 4,52 (representa 9,6%)
• Belo Horizonte (MG): R$ 2,86 (representa 7,8%)
• Brasília (DF): R$ 1,73 (representa 5,2% no valor da refeição completa de R$ 33,37)
O cafezinho mais caro do país é em Canoas (RS), em média R$ 6,67. Ou seja, representa 26.1% no valor da refeição completa de R$ 25,57
Por regiões
Na análise por região, o Norte se destaca com a maior participação do café no valor total da refeição: 13%, com a bebida a um preço médio de R$ 4,71. Na sequência, o Sul com o cafezinho a R$ 4,08, que corresponde a 11% do valor do prato. Em terceiro lugar, o Nordeste apresenta a bebida a um valor médio de R$ 4,30, ou 10,6% do preço da refeição. O café no Sudeste, por sua vez, corresponde a 10% do valor total: R$ 4,34. Por fim, o Centro-Oeste é a região em que a bebida tem a menor participação: 8,8%, a um valor médio de R$ 3,03.
Atuação
A Ticket no Brasil atende mais de 7 milhões de trabalhadores, tem 130 mil empresas clientes e 455 mil comerciantes credenciados. Já a marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento, está presente em 45 países; e foi a primeira a estar nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos.
Menos imposto para representante comercial
Senado Federal aprovou, em julho, o Projeto de Lei nº 5/2015, que propõe a diminuição da tributação no Simples Nacional para representantes comerciais. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu a discussão da proposta, que agora deve ser analisada pela Câmara Federal. Hoje, as alíquotas variam entre 15,5% e 30,5%. Com a proposta, passam a ser de 6% a 17,4%. A medida tem uma repercussão positiva para os atacadistas.
O representante comercial é o principal vínculo entre o cliente e as empresas atacadistas. Quanto menor o custo tributário para ele, maior a sua remuneração"
Álvaro Silveira Júnior, presidente do Sindiatacadista no DF
6 mil
É o número representantes comerciais em atuação no DF
Aumento de arrecadação
"Além de beneficiar os representantes comerciais, a medida gera mais arrecadação para o Estado. Com a redução da carga tributária, também ocorre o aumento da formalidade no setor, o que contribui para a geração de mais empregos e renda", aponta Álvaro Silveira Júnior.
Brasília Innovation Week impulsiona conexão entre empreendedores
O evento gratuito ocorre de 27 a 30 de julho e pretende ultrapassar os R$ 10 milhões em negócios realizados. A 5ª edição do Brasília Innovation Week (BIW) vai reunir investidores, startups e empreendedores do Distrito Federal e Entorno, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para aquecer o mercado regional. "A nossa proposta é mostrar para Brasília que o tsunami da inovação está chegando e que a matriz econômica da cidade, será, até 2030, predominante tecnológica", aponta Hugo Giallanza, presidente da Brasil Startups.
FAP
O evento integra o projeto Startup Brasília 2030 (SB2030), realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAPDF) e executado pela Associação das Startups e Empreendedores Digitais (Brasil Startups). Inscrições e programação: https://www.sympla.com.br/5-edicao---brasilia-innovation-week__1655074