Há 79 dias sem chuvas no Distrito Federal, os brasilienses sentem os efeitos da baixa umidade relativa do ar no período. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (25/7), a mínima pode chegar a 25% no meio da tarde, enquanto a máxima registrada foi de 80% pela manhã. As temperaturas variam entre 12°C, nas primeiras horas do dia, e 28°C na parte da tarde.
Sem muita mudança em relação aos dias anteriores, o tempo continua seco e com predomínio de sol. “São vários dias consecutivos com esse tempo seco, a umidade nem está em níveis tão críticos”, alerta o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia. O instituto emitiu um alerta nesta manhã de perigo potencial devido à umidade entre 20% e 30%.
Para a capital federal, não há previsão de chuvas. “O tempo firme mantém toda essa condição de ‘sujeira’ na atmosfera e risco elevado de incêndio”, ressalta o especialista. “Por enquanto, não tem nada assim se aproximando que possa mudar”, completa, ao se referir à influência de massas de ar na região central do país.
Segundo o meteorologista, a continuidade dessa umidade baixa desgasta não só o corpo humano, mas também o meio ambiente, causando um elevado o risco de incêndio “Acaba deixando tudo muito a ponto de provocar um incêndio de grandes proporções”, conclui.
Cuidados
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.