O Distrito Federal confirmou mais 511 diagnósticos positivos para a covid-19 nesta quinta-feira (21/7). De acordo com o Boletim Epidemiológico, publicado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), os casos notificados representam 184 infecções a menos do que foi divulgado na quarta-feira (20/7), onde 695 testaram positivo.
Desta forma, a capital federal soma 827.166 pessoas infectadas com o vírus desde o início da pandemia. Além disso, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica informou que mais duas vítimas morreram em decorrência do vírus no DF. Os óbitos foram constatados nesta quinta-feira (21/7), mas ocorreram entre 28 de junho e 15 de julho
Segundo o documento, uma das pessoas era do sexo masculino e a outra do sexo feminino, os dois tinham mais de 50 anos, residiam no Distrito Federal e sofriam de cardiopatia (comorbidade). No total, 11.813 cidadãos perderam a batalha para o vírus.
Em relação às médias móveis — levantamento realizado pelo Correio — a de infecções chegou a 873,6, o que representa uma diminuição de 54% em relação há 14 dias. Já a média móvel de óbitos está em 2,2, o que demonstra uma queda de 59% na comparação com o cálculo de duas semanas.
Propagação
A taxa de transmissão viral resolveu dar uma trégua aos brasilienses. Após sucessivas quedas, o número continua sob controle no DF. Nesta quinta-feira (21/7), o índice chegou a 0,64.
Neste momento, um grupo de 100 pessoas infectadas podem transmitir o novo coronavírus para outras 64. Com as diminuições, o número está de acordo com o valor considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — abaixo de 1.