Uma reviravolta na orla do lago levou embora o LayBack Brasília, grife nascida no bairro Rio Tavares, em Floripa, que tinha pista de skate, aulas para skatistas, loja de roupas, show de rock e uma operação do Carpe Diem. No local, ao lado do Camarão & Cia e de fronte ao Museu de Arte de Brasília, surge um novo empreendimento, que já se tornou opção das férias de inverno.
Chama-se Venicce Beach, em homenagem à praia da Califórnia (EUA), muito mais famosa do que bonita, de águas quase sempre frias do oceano Pacífico. O idealizador é Paulo Paim, já refeito da perda da Casa Maaya, destruída por um incêndio em março. Paim lidera o quarteto de donos formado por ele, Fernando Marques, Jason Paim e Adriano Freitas.
Eles tiveram a ideia de instalar, lá, um estabelecimento bem praiano, semelhante às barracas do litoral nordestino, só que com uma roupagem sofisticada que mistura luzes, plantas e cores, como rosa e verde, em uma bela combinação que agrada não só os mangueirenses. Você pode ir até de bermuda e chinelo, para poder descartá-lo quando quiser sentir a areia no pé.
Pegada autoral
A alma do complexo é o restaurante que leva o nome Casa Concha, em alusão à vizinha Concha Acústica, monumento da cidade. Nela, comanda os fogões o chef Pedro Moreira, ex-braço direito de Mara Alcamim, no Zuu e no Universal Diner, que iniciou na cozinha aos nove anos. Na pandemia, o chef se lançou no serviço de bufê de alta gastronomia, que mantém por encomenda.
O cardápio não é fixo. "Significa que estará sempre em constante mudança, vamos adaptá-lo a partir das variações climáticas, da troca de estações e das datas comemorativas. As carnes bovinas e os frutos do mar são a base desse nosso primeiro menu, em que também apresento criações autorais e releituras", explica o chef.
O item aperitivos traz croquetes recheados com cogumelo, shitake, shimeki e funghi servidos com fonduta de gruyère (R$ 67); patinhas de caranguejo empanadas em panko e banhadas no catupiry com vinagrete picante (R$ 97 — acima); e pasteis de camarão cremoso com coulis de tangerina (R$ 56).
Nas entradas, o destaque é o tartare de salmão (abaixo), bem batidinho na ponta da faca, com caviar de manga obtido com técnica molecular, que dá ao prato visual apetitoso, ideal para compartilhar (R$ 77,50). Entre os pratos quentes, há bacalhau em natas com creme de queijo coalho servido com batatas ao murro (R$ 128); picadinho de filé-mignon com ovo pochê (R$ 59); e bife a cavalo com fritas (R$ 49,90), que faz parte da memória afetiva.
Trivial
Aberto a partir de quarta-feira, o restô oferece até sexta, exceto nos feriados, almoço executivo em três etapas (entrada, principal e sobremesa), que sai por R$ 59, além de feijoada às sextas, por R$ 59,90.
A casa tem um bom astral, mas o som poderia ser menos alto para permitir alguma conversação à mesa, quanto à picância de alguns molhos, veja se você vai se dar bem com ela. Reservas: 99335-9462.
Gim brasiliense
Com álcool de cereais, zimbro importado da Alemanha, mexerica, limão siciliano, capim santo, coentro, canela, pimenta-rosa, pimenta Jamaica, cardamomo e raiz de angélica é feito o gim brasiliense chamado Méric Gin, lançado por três fabricantes em uma iniciativa, na qual cada um tem a sua parte. "O Méric Gin utiliza o padrão do London Dry ao mesmo tempo em que carrega o toque brasileiro na mexerica", explica Paulo Bandeira, responsável pela receita, cujo teor alcoólico é de 45%.
Para o sócio Lucas Tobias, a bebida "alia a cultura, a noite e a arte". Os três tiveram preocupação com o meio ambiente e optaram por não usar vidro e, sim, alumínio, material que no Brasil tem cerca de 95% de reciclagem. O design da embalagem foi concebido por João Pires, outro sócio. "Buscamos a harmonia entre o contemporâneo e elementos tradicionais dos destilados. Temos o andarilho, uma ave do cerrado, folhas de lobeira e elementos do bioma", descreve o autor. Outras informações pelo e-mail contato@mericgin.com.br.
Nova temporada
Vem aí a 26ª edição do Restaurant Week. O tradicional festival gastronômico será de 28 de julho a 28 de agosto, com a participação de 83 restaurantes. Abbraccio, Caminito Parrilla, Contê, Dom Francisco e Rubayat estão entre os estabelecimentos veteranos confirmados. Já entre os estreantes — 15, ao todo — há nomes como Casa Baco, La Terrasse — Jardim, Almería e Café de la Musique. A grande novidade do evento são os menus divididos em quatro categorias: Tradicional (R$ 49,90, almoço; e R$ 64,90, jantar); Plus ( R$ 68,90, almoço; e R$ 78,90, jantar); Premium (R$ 79, almoço; e R$ 109, jantar); e Diamond (R$ 99, almoço; e R$ 139, jantar).Esta edição tem como tema Música e Gastronomia. Para conhecer todos os restaurantes e menus participantes, acesse: restaurantweek.com.br.