Saúde e pandemia são apontados como os principais problemas do Distrito Federal. Entre os entrevistados pelo Instituto Quaest, 55% pensam dessa forma. O tema aparece em todas as campanhas. Mas neste ano é visto com preocupante por mais de metade da população.
Segundo o levantamento, a violência é o segundo principal problema para 8% do eleitorado. Em seguida, aparecem a pobreza e a desigualdade citadas por 7%. Esses temas também já vêm sendo debatidos pelos pré-candidatos.
O desemprego tira o sono de 5% dos moradores do DF, enquanto para 5% a corrupção é a questão prioritária a ser resolvida. A economia surge como problema importante para 4% e a inflação, para 2%. Ou seja, somados o desemprego, a economia, inflação, a pobreza e a desigualdade, a crise do país é o tema que mais aflige 18%.
A educação é o problema para 3%. Outros temas somaram 8%. Entre os entrevistados, 2% não souberam ou não quiseram responder. Apesar de a saúde aparecer como a principal demanda, a maior parte do eleitorado não tem mais aquele medo todo de pegar covid-19, registrado antes das vacinas. A maioria parece considerar que pandemia acabou: 13% disseram que não estão nada preocupado com o novo coronavírus. Outros 45% responderam que estão um pouco preocupados. Mas 42% estão muito preocupados ainda.