A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu a confirmação do Ministério da Saúde de três diagnósticos positivos para a Monkeypox, a varíola do macaco. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (12/7). Até o momento, a capital do país soma quatro vítimas infectadas com a varíola do macaco.
De acordo com a pasta responsável, todas as vítimas são do sexo masculino, têm de 20 a 39 anos e estão em isolamento domiciliar até o momento. O controle da doença é realizado pela equipe de vigilância epidemiológica da SES-DF.
Além disso, as quatro vítimas passam bem e seguem recebendo suporte da Secretaria de Saúde. Mesmo com a confirmação de quatro casos para a Monkeypox, não há registros de transmissão comunitária no DF, e três casos suspeitos estão sob investigação.
Saiba Mais
Primeiro caso
A Secretaria de Saúde notificou o primeiro caso suspeito da doença no Distrito Federal em 21 de junho. O paciente é da faixa etária de 20 a 29 anos. Em nota, a SES informou que o DF está preparado para lidar com a situação.
"Assim que os primeiros casos foram registrados no Brasil, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do DF emitiu um alerta epidemiológico às unidades de atenção primária e hospitalares das redes pública e privada", informou.
Ao Correio, a infectologista Joana D’arc Gonçalves explicou que, após a suspeição da doença, o material é coletado e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). "Geralmente, é um teste que sai em poucas horas", afirma.
A especialista enfatiza que a investigação e a possível confirmação do caso é importante para a tomada de outras medidas, como a busca das pessoas que tiveram contato recente com o infectado.